observador.ptobservador.pt - 22 mar. 17:00

Depois do relatório da comissão independente, "e agora?" Capela do Rato promove debates sobre abusos na Igreja

Depois do relatório da comissão independente, "e agora?" Capela do Rato promove debates sobre abusos na Igreja

Primeira sessão, na noite de 30 de março, vai juntar ex-PGR Souto de Moura (que coordena as comissões diocesanas) e cineasta Catarina Vasconcelos (que integrou a comissão independente).

“E agora?” Depois de a comissão independente para o estudo dos abusos sexuais na Igreja ter apresentado o seu relatório final e de as várias dioceses católicas portuguesas já terem anunciado as medidas a tomar em relação aos alegados abusadores identificados pelo grupo de trabalho, é esta a pergunta a que a comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, procura dar resposta em duas conferências dedicadas ao tema, a primeira das quais agendada já para o próximo dia 30 de março.

De acordo com informações publicadas esta quarta-feira pela Capela do Rato, a histórica comunidade católica situada no centro da cidade de Lisboa vai promover duas sessões de debate centradas nas “muitas inquietações e perguntas por responder” depois da apresentação do relatório da comissão independente.

A primeira sessão está agendada para o dia 30 de março, quinta-feira, às 21h, e contará com as intervenções do antigo procurador-geral da República José Souto de Moura (coordenador nacional das comissões diocesanas de proteção de menores e atual coordenador da comissão de proteção de menores do patriarcado de Lisboa), da pedopsiquiatra Francisca Padez Vieira (perita do Instituto de Medicina Legal, que também pertence à comissão de proteção de menores do patriarcado) e da cineasta Catarina Vasconcelos (que foi um dos seis elementos da comissão independente que estudou o assunto ao longo do último ano). A sessão vai ser moderada pela jornalista Rosa Pedroso de Lima, do jornal Expresso.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2023-03-22 18:00:30.0
, url=https://observador.pt/2023/03/22/depois-do-relatorio-da-comissao-independente-e-agora-capela-do-rato-promove-debates-sobre-abusos-na-igreja/
, host=observador.pt
, wordCount=280
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_03_22_1094423564_depois-do-relatorio-da-comissao-independente-e-agora-capela-do-rato-promove-debates-sobre-abusos-na-igreja
, topics=[abusos na igreja]
, sections=[]
, score=0.000000]