observador.ptobservador.pt - 19 mar. 18:18

Lula da Silva garante apoio para restaurar paz no estado de Rio Grande do Norte

Lula da Silva garante apoio para restaurar paz no estado de Rio Grande do Norte

Lula da Silva assegurou o seu apoio ao governo estadual do Rio Grande do Norte para restaurar a segurança, depois da sexta noite de ataques de um grupo de traficantes de droga.

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, assegurou hoje o seu apoio ao governo estadual do Rio Grande do Norte, no nordeste, para restaurar a segurança, depois da sexta noite de ataques de um grupo de traficantes de droga.

“Seguiremos dando todo o apoio para retomar a paz e proteger a democracia no Rio Grande do Norte. Desde terça-feira, estamos acompanhando e auxiliando o governo do Rio Grande do Norte no combate aos atentados criminosos”, escreveu o chefe de Estado do Brasil na rede social Twitter, revelando que falou este domingo, por telefone, com a governadora estadual, Fátima Bezerra, para estudar medidas de reforço da segurança na região.

Desde o dia 14 – quando uma organização conhecida como “Sindicato do Crime” lançou uma ofensiva para pressionar por benefícios para os seus líderes que estão presos – houve 273 ataques, incluindo incêndios em autocarros e edifícios, tiroteios e atos de vandalismo, em 48 municípios deste estado do nordeste do Brasil.

Lula da Silva referiu ainda que a governadora Fátima Bezerra está a fazer “um grande trabalho” para travar a atual crise no estado do nordeste brasileiro e que o ministro da Justiça, Flávio Dino, irá na segunda-feira ao Rio Grande do Norte para coordenar o apoio oferecido pela Força Nacional de Segurança Pública, traduzido no envio de 500 agentes para aquele estado.

O anúncio do Presidente brasileiro surgiu poucas horas depois de o grupo criminoso ter incendiado a estação da Boa Esperança, em Parnamirim, uma das cidades da área metropolitana de Natal, com recurso a engenhos explosivos.

No sábado à noite uma carrinha foi também incendiada em Parnamirim, além de um autocarro escolar em São Pedro. A Brigada de Minas e Armadilhas da Polícia Militar teve também de desativar um engenho explosivo abandonado em frente a um estádio em Ponta Negra, um município do interior do estado.

Na sexta-feira à noite, um guarda prisional foi morto e três casas foram incendiadas.

Os ataques continuaram hoje, embora o secretariado regional de Segurança Pública afirme que caíram 85%, de 104 nas primeiras horas da manh�� do dia 14 para apenas 15 no sábado.

De acordo com o último balanço do secretariado regional de Segurança Pública, 117 suspeitos foram detidos desde o início dos ataques, tendo sido apreendidas 34 armas e 98 engenhos explosivos.

Os ataques são alegadamente uma resposta ao recente endurecimento das políticas públicas de combate ao crime e às más condições do sistema penitenciário.

NewsItem [
pubDate=2023-03-19 19:18:32.0
, url=https://observador.pt/2023/03/19/lula-da-silva-garante-apoio-para-restaurar-paz-no-estado-de-rio-grande-do-norte/
, host=observador.pt
, wordCount=393
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_03_19_1286775783_lula-da-silva-garante-apoio-para-restaurar-paz-no-estado-de-rio-grande-do-norte
, topics=[brasil]
, sections=[]
, score=0.000000]