observador.ptobservador.pt - 28 jan. 17:51

Em menos de dois anos entrou para o top 5 das ameaças de cibercrime e fez mais de 1.500 vítimas. Quem é o grupo Hive?

Em menos de dois anos entrou para o top 5 das ameaças de cibercrime e fez mais de 1.500 vítimas. Quem é o grupo Hive?

Deu nas vistas em 2021 e as autoridades estimam que tenha arrancado mais de 100 milhões de dólares às vítimas. Quem é o grupo de ransomware alvo de uma operação global de combate ao cibercrime?

“‘Hackeámos os ‘hackers’.” Foi desta forma que as autoridades norte-americanas descreveram o desmantelamento da operação do Hive, um dos mais relevantes no ransomware internacional. Mas foi preciso mais do que o FBI para chegar a este grupo. A operação envolveu a Europol, através da J-CAT, a ‘taskforce’ conjunta para o cibercrime, composta por representantes de diversos Estados-membros. Portugal também participou na operação, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária (PJ), colaborando com as autoridades da Alemanha, Países Baixos, Irlanda, Lituânia, Noruega, Espanha, Roménia, Suécia, Reino Unido, França e Canadá.

Foi anunciado que, após meses de trabalho, os parceiros internacionais conseguiram desmantelar o grupo internacional, um dos mais ativos na atividade cibercriminosa. As autoridades conseguiram assumir o controlo dos servidores e dos sites que eram usados para assegurar a comunicação entre os diferentes membros do grupo.

???? Cybercriminals stung as HIVE #ransomware infrastructure shut down.

???? The international operation involved authorities from 13 countries.

???? Law enforcement identified the decryption keys & shared them with many victims.

Details ➡️ https://t.co/eXnTuiVLWt#EMPACT pic.twitter.com/pJGdv0VXX2

— Europol (@Europol) January 26, 2023

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2023-01-28 18:51:18.0
, url=https://observador.pt/especiais/em-menos-de-dois-anos-entrou-para-o-top-5-das-ameacas-de-cibercrime-e-fez-mais-de-1-500-vitimas-quem-e-o-grupo-hive/
, host=observador.pt
, wordCount=224
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_28_1828146783_em-menos-de-dois-anos-entrou-para-o-top-5-das-ameacas-de-cibercrime-e-fez-mais-de-1-500-vitimas-quem-e-o-grupo-hive
, topics=[crime informático, empresas, segurança informática]
, sections=[economia]
, score=0.000000]