www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 28 jan. 15:12

Pilotos dizem que Galamba não está preparado para ter em mãos a TAP

Pilotos dizem que Galamba não está preparado para ter em mãos a TAP

O presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil criticou, em declarações à CNN Portugal, o comportamento do ministro das Infraestruturas, que abandonou 'de forma inaudita' uma reunião com a estrutura sindical.

Tiago Faria Lopes, presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), acusa o ministro das Infraestruturas de impreparação no dossiê da TAP, depois de João Galamba ter abandonado uma reunião com aquela estrutura sindical esta sexta-feira.


"O senhor ministro disse diretamente que não tinha nada a ver com a gestão da TAP", afirmou em declarações à CNN Portugal o dirigente do SPAC, lembrando que "o grupo TAP contribui com 300 milhões de euros para os cofres do Estado e emprega mais ou menos 100 mil pessoas direta e indiretamente". "É um dossiê muito importante para ser tratado de forma leviana como foi por uma figura do Estado", disse ainda.

João Galamba, referiu, "disse diretamente que não tem nada a ver com a gestão da companhia, até porque a companhia, supostamente, ia dar resultados históricos positivos, recordando que nunca deu devido à massa salarial de todos os trabalhadores, nomeadamente dos pilotos".

O dirigente sindical recordou que essa massa salarial é transversal a outras companhias, salientando que "o grupo IAG aumentou 21,5%, onde estão os pilotos, o grupo Lufthansa 24%, onde também estão os pilotos, e a KLM-Air France 31%, sendo que este grupo, estima-se, vai dar 900 milhões euros de lucro".


"Não é um problema de massa salarial, é um problema de gestão", disse à CNN Portugal, considerando que "o senhor ministro não está preparado para ter em mãos a TAP, que é um dossiê muito importante, uma questão de soberania e por uma questão económica-financeira para o país".

Tiago Faria Lopes frisou que o ministro abandonou sexta-feira a sala "de forma inaudita, que deixou toda a agente incrédula", considerando a "postura estranha".

NewsItem [
pubDate=2023-01-28 16:12:44.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/pilotos-dizem-que-galamba-nao-esta-preparado-para-ter-em-maos-a-tap
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=268
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_28_1182737874_pilotos-dizem-que-galamba-nao-esta-preparado-para-ter-em-maos-a-tap
, topics=[aviação]
, sections=[economia]
, score=0.000000]