visao.sapo.ptsvicente - 27 jan. 08:00

Visão | O Japão aqui ao lado

Visão | O Japão aqui ao lado

O que parece certo é a impossibilidade de continuarmos a ver a evolução dos acontecimentos globais com a mesma lente passiva, com a mesma doutrina impávida, com os mesmos instrumentos obsoletos. E isto é válido também para Portugal

A atenção dada à guerra na Europa tira-nos alguma perspetiva sobre o que se passa no resto do mundo. Esse exercício de análise ampliada não implica o congelamento da situação na Ucrânia ou de outras dinâmicas em curso no continente europeu, antes procura pontos de ligação com esse mesmo epicentro geopolítico. O caso mais importante está a acontecer no Japão que, também pela agressividade russa, acaba de rever as suas principais estratégias de segurança e defesa, revolucionando uma doutrina solidamente acomodada em princípios defensivos e não beligerantes desde a II Guerra Mundial. Se a invasão da Ucrânia pela Rússia reavivou a defesa coletiva na NATO, acelerando investimentos e revisões de doutrinas nos aliados e nalguns vizinhos, também reacendeu o imperativo de segurança na fronteira asiática, com quem o Kremlin também partilha memória histórica e tensões estratégicas ainda latentes.

São precisamente estes dois complexos de segurança regionais, o europeu e o asiático, que nos devem prender a atenção nos próximos tempos. De preferência em paralelo, dada a existência do mesmo garante de segurança, os EUA, acelerada pelo comportamento de uma grande potência que, no caso russo, é já uma ameaça materializada; e, no caso chinês, encarada como “o maior desafio estratégico”. Lembro que o documento japonês anterior, de 2013, referia-se à China como “assunto de preocupação” e que o Livro Branco da Defesa, de 2019, a considerava “grande adversário estratégico”. Não é, aliás, à toa que a nova Estratégia de Segurança japonesa foi publicada apenas um mês após o último congresso do partido comunista chinês, nem que o seu horizonte temporal vá bater no próximo, marcado para 2027. A deterioração da perceção japonesa tem evoluído à medida que o autoritarismo de Xi Jinping se afirma, dinâmica entrelaçada com o constante perfil ameaçador reservado à Coreia do Norte.

NewsItem [
pubDate=2023-01-27 09:00:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/opiniao/pontos-cardeais/2023-01-27-o-japao-aqui-ao-lado/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=295
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_27_87452681_visao-o-japao-aqui-ao-lado
, topics=[opinião, bernardo pires de lima, pontos cardeais]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]