observador.ptobservador.pt - 25 jan. 21:49

Relatório militar ucraniano revela estratégia e capacidades do grupo Wagner: eficazes, resilientes e ágeis

Relatório militar ucraniano revela estratégia e capacidades do grupo Wagner: eficazes, resilientes e ágeis

Documento elaborado pelos serviços de inteligência da Ucrânia refere que táticas do grupo mercenário são "as únicas que têm sido eficazes" e podem mesmo estar a ser adotadas pelo exército russo.

Um novo relatório militar dos serviços de inteligência ucranianos revela informações detalhadas sobre as capacidades do grupo Wagner, organização mercenária comandada pelo oligarca Yevgeny Prigozhin cuja ação tem sido decisiva nos recentes avanços militares russos na Ucrânia. O documento, datado de dezembro de 2022, explica que a maior ameaça do grupo assenta na sua eficácia em situações de combate em proximidade e, segundo o documento, na disponibilidade para suster baixas significativas.

Putin volta-se contra Yevgeny Prigozhin e “marginaliza” grupo Wagner, revela think tank norte-americano ISW

“As morte de milhares de soldados Wagner não interessam à sociedade russa. As unidades de assalto não batem em retirada sem ordens superiores (…) a retirada não autorizada de uma equipa, a menos que estejam feridos, é punida com execução sumária imediata”, diz o relatório, citado pela CNN Internacional.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2023-01-25 21:49:18.0
, url=https://observador.pt/2023/01/25/relatorio-militar-ucraniano-revela-estrategia-e-capacidades-do-grupo-wagner-eficazes-resilientes-e-ageis/
, host=observador.pt
, wordCount=176
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_25_835391400_relatorio-militar-ucraniano-revela-estrategia-e-capacidades-do-grupo-wagner-eficazes-resilientes-e-ageis
, topics=[rússia, guerra na ucrânia]
, sections=[]
, score=0.000000]