pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 9 dez. 08:00

Elon Musk quer a Wikipedia? Criador avisa que "não está à venda"

Elon Musk quer a Wikipedia? Criador avisa que "não está à venda"

Elon Musk apontou as armas à Wikipedia, com muitos a apontarem esta a sua possível próxima compra. O criador já alertou que não está à venda

Mesmo antes de comprar Twitter, Elon Musk já tinha assumido uma posição forte sobre a liberdade de expressão. Quer, agora que controla a rede social, garantir que oferece um espaço sem censura e sem quaisquer limites ao que pode ser sito pelos utilizadores.

Agora que tem em mãos um problema real, chamado Twitter Files, muitos olham para o que Elon Musk quer fazer. Apontou agora as armas à Wikipedia, com muitos a apontarem como sendo esta a sua possível próxima compra. O problema é que o criador já veio alertar que esta não está à venda.

Elon Musk volta a lutar pela liberdade de expressão

Bem ao seu estilo próprio, Elon Musk parece estar a preparar mais uma das suas batalhas. Apontou as armas à Wikipedia e à forma como esta está a tratar os conhecidos Twitter Files. Os editores apontam para que esta página da enciclopédia da Internet seja eliminada, por falta de cobertura da imprensa.

O novo dono do Twitter está contra esta ideia e parece querer moldar a verdade à sua imagem. Recorreu à sua rede social para dar uma resposta quando a situação foi apresentada. Revela que considera a Wikipedia como tendo uma tendência não natural para o discurso das forças políticas de esquerda.

Most of Earth: “The MSM is biased.”
Wikipedia: “Cite MSM source to confirm this claim.”

Wikipedia has a non-trivial left-wing bias.@jimmy_wales, what are your thoughts?

— Elon Musk (@elonmusk) December 6, 2022
Página do Twitter Files no centro da questão

Foi bastante claro nas suas palavras, ao declarar que "a Wikipedia tem uma tendência de esquerda não trivial". Ao mesmo tempo que fazia estas acusações, o novo dono do Twitter desafiava Jimmy Wales a comentar, para o atrair para esta troca de palavras onde se sente confortável.

A verdade é que o criador da Wikipedia não reagiu e ficou em silêncio e apenas comentou mais tarde. Reagiu quando Jon Levine, jornalista do New York Times perguntou a Elon Musk quando poderia custar a enciclopédia mais conhecida da Internet.

Not for sale. https://t.co/8by52xEgg4

— Jimmy Wales (@jimmy_wales) December 7, 2022
É claro, a Wikipedia não está à venda

As palavras de Jimmy Wales foram claras e confirmaram o que todos já sabiam. A Wikipedia não está à venda e como tal não poderá ser comprada por Elon Musk. Foi ainda mais longe e resolveu tentar tirar o máximo da situação. Pediu que acedessem ao seu Soundcloud, quando na verdade estava a redirecionar para a página de doações da Wikipedia.

Os Twitter Files foram publicados na passada sexta-feira pelo jornalista Matt Taibbi a pedido de Elon Musk. Mostram como Musk luta pela liberdade de expressão e fornece tudo o que o público precisa saber. Neste caso contra a sua própria rede social, que censurou a publicação de informações contra o filho de Joe Biden.

NewsItem [
pubDate=2022-12-09 09:00:37.0
, url=https://pplware.sapo.pt/redes_sociais/elon-musk-quer-comprar-e-gerir-a-wikipedia-criador-avisa-que-nao-esta-a-venda/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=459
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_12_09_2111432119_elon-musk-quer-a-wikipedia-criador-avisa-que-nao-esta-a-venda
, topics=[tecnologia, twitter, comprar, redes sociais, elon musk, wikipedia]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]