rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 9 dez. 12:39

Que países lideram a lista dos maiores violadores dos direitos humanos?

Que países lideram a lista dos maiores violadores dos direitos humanos?

ONU assinala sábado o aniversário da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.

O Conselho dos Direitos Humanos na ONU fez uma lista dos países que menos respeitam os direitos humanos. A situação é mais crítica na Coreia do Norte, na Síria, no Irão, no Afeganistão, no Iraque e na Arábia Saudita.

Para a elaboração deste ranking são considerados vários fatores, um dos principais é o tratamento dado pelo governo aos seus cidadãos.

A lista é liderada pela Coreia do Norte com “uma longa história de violações dos direitos humanos”, a ONU acredita que o regime do país cometeu extermínios, assassinatos, escravatura, tortura, entre outros.

A Comissão de Inquérito das Nações Unidas sobre Direitos Humanos na Coreia do Norte concluiu que "o regime de Kim [Jong-un atualmente no poder, mas também os regimes liderados pelo seu pai e avô] cometeu crimes contra a humanidade incluindo extermínios, assassinatos, escravatura, tortura, violações, abortos forçados e outras formas de violência sexual, perseguições por motivos políticos, religiosos, raciais e de género e transferências forçada de populações".

Além disso, Pyongyang mantém campos de prisioneiros onde os detidos são deixados à fome até morrerem, forçados a trabalhar em situações perigosas e sujeitos a violência sistemática, além de realizar com frequência execuções públicas como forma de intimidar, sobretudo os que tentam fugir do país.

Relativamente à Síria, a comissão de inquérito destaca os abusos vistos por todo o mundo, tortura, prisões e detenções. O Governo sírio foi acusado diversas vezes de limitar a liberdade de expressão, de reunião e religião. A situação no país agravou-se desde o início da guerra civil em 2011, onde mais de 100 mil pessoas morreram e mais de quatro milhões fugiram.

O Irão também faz parte desta lista e é acusado de desrespeitar os direitos humanos por causa das execuções, detenções de dissidentes políticos e jornalistas críticos das políticas do regime. A organização internacional alerta ainda para a tortura e outras formas de tratamento desumano que os detidos são alvo e a falta de direitos básicos, como a liberdade de expressão e reunião.

As Nações Unidas assinalam sábado o aniversário da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.

O Conselho dos Direitos Humanos na ONU, criado em 2006 para fortalecer a promoção e a proteção dos direitos humanos em todo o mundo e fazer recomendações sobre as situações de violações, elaborou uma lista dos países com mais infrações.

NewsItem [
pubDate=2022-12-09 13:39:14.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2022/12/09/que-paises-lideram-a-lista-dos-maiores-violadores-dos-direitos-humanos/311165/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=377
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_12_09_1371255469_que-paises-lideram-a-lista-dos-maiores-violadores-dos-direitos-humanos
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]