www.publico.ptpublico.pt - 25 nov. 15:16

Qatar recebeu o Mundial mas à 2.ª jornada está quase eliminado

Qatar recebeu o Mundial mas à 2.ª jornada está quase eliminado

Senegal ainda tremeu, mas a sua qualidade superior prevaleceu sobre os qataris.

O duelo entre a selecção campeã de África e a campeã da Ásia era decisivo, já que ambas haviam perdido na primeira jornada do Mundial 2022. No final, a clara diferença de qualidade entre os jogadores das duas equipas foi determinante para a vitória do Senegal sobre o Qatar, por 3-1.

A superioridade da equipa africana cedo foi evidente, com esta a instalar-se desde cedo no meio-campo qatari e criando muito perigo a partir do virtuosismo de Ismaila Sarr.

Placar ao Vivo Qatar - Senegal

No entanto, o Qatar também mostrava argumentos: Pedro Miguel foi o melhor dos defesas da sua equipa e o avançado Afif, quando tinha espaço, era um perigo à solta, como se viu quando se isolou na grande área e teve a hipótese de rematar - no entender do árbitro, esperou pelo contacto de Sarr para simular uma grande penalidade, que não foi assinalada (34').

O Senegal controlava a bola, mas não tinha criatividade e os jogadores não faziam movimentos de rotura para abrir espaços numa defesa muito recuada.

O Qatar batia-se bem, mas a equipa cometia alguns erros técnicos e foi por isso que sofreu o primeiro golo, aos 41 minutos: Khouki não conseguiu fazer um corte simples e Boulaye Dia aproveitou para marcar à vontade.

Um golo que entra para a história do Catar ??????

? Acompanha todo o Mundial na SPORT TV#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #WorldCup #Qatar2022 #sagres #catar #senegal pic.twitter.com/mo7itGVWLG

— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 25, 2022
Primeiro golo do Qatar

No início do segundo tempo, a equipa africana praticamente sentenciou a partida, com um cabeceamento indefensável de Famara Diédhiou.

Ainda houve um período de 10 minutos em que o Qatar esteve muito próximo do golo, com o guardião Mendy a ser fundamental para impedi-lo, mas não o fez aos 78 minutos, quando o recém-entrado Muntari fez o primeiro golo do Qatar num Mundial.

O golo acordou os senegaleses, que chegaram pouco depois ao 3-1 final, após uma boa jogada colectiva, finalizada por Bamba Dieng.

GOLPE DE CABEÇA LETAL ??

? Acompanha todo o Mundial na SPORT TV#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #WorldCup #Qatar2022 #sagres #catar #senegal pic.twitter.com/ytxDjy32DL

— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 25, 2022

Frente ao Equador, o Senegal vai discutir a presença na próxima fase do Mundial. Já o Qatar (salvo uma improvável conjugação de resultados), já está eliminado, sendo a primeira vez que o anfitrião de um Mundial é eliminado após dois jogos.

NewsItem [
pubDate=2022-11-25 15:16:09.0
, url=https://www.publico.pt/2022/11/25/desporto/cronica_de_jogo/qatar-recebeu-mundial-segunda-jornada-quase-eliminado-2029202
, host=www.publico.pt
, wordCount=389
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_25_1935332323_qatar-recebeu-o-mundial-mas-a-2-jornada-esta-quase-eliminado
, topics=[crónica de jogo]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]