eco.sapo.pteco.sapo.pt - 2 out. 17:55

Corretora Howden aposta no imobiliário

Corretora Howden aposta no imobiliário

A Howden juntou-se à APPII e visa consolidar presença no setor imobiliário em Portugal. João Mendonça, Diretor-Geral da corretora em Portugal, partilhou impressões com ECOseguros.

A Howden Portugal, consultora e corretora de seguros global, formalizou um acordo de parceria principal com a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) com vista à consolidação da sua presença no setor imobiliário português.

Francisco Alvim, Howden Portugal M&A; Hugo Santos Ferreira, Presidente da APPII e João Mendonça, Diretor-Geral da Howden Portugal: “existem inevitáveis necessidades de cobertura de risco no setor imobiliário”.

A Howden está já presente em algumas das maiores transações feitas em Portugal de fundos imobiliários através de soluções de cobertura de risco de M&A. Sobre novos negócios que podem resultar da parceria com a APPII, João Mendonça, Diretor-Geral da Howden, disse a ECOseguros que “a partir da transação, na exploração dos portefólios – seja através da reestruturação dos ativos, seja simplesmente através da sua operação – existem inevitáveis necessidades de cobertura de risco: licenciamento, garantias, riscos de conceção e projeto, construção, ambiental, entre outros”.

O Diretor-Geral lembrou que o setor imobiliário tem uma enorme importância no PIB nacional e sublinhou que a empresa que gere já tinha, como resultado da experiência internacional, “muito know-how e presença, sobretudo no mercado de fundos e de grandes operadores imobiliários, o que nos conduziu, nos últimos anos a espelhar estas capacidades na operação em Portugal”.

João Mendonça apontou que a Howden possui um “book of business muito relevante neste setor, quer nas transações, quer no apoio a Sociedades Gestoras de Fundos Imobiliários com ativos em Portugal e em vários grandes operadores do setor”, explicou.

A Howden é um full service provider no setor imobiliário através do se departamento Real Estate Practice Group. Dispõe de uma equipa especializada multidisciplinar que providencia aconselhamento e soluções de transferência de risco que abrangem todo o investimento imobiliário, destacando-se a cobertura de riscos da transação (M&A) logo nos processos de compra e venda, a prestação de garantias, proteção de erros e omissões de projeto, a cobertura de responsabilidades dos intervenientes em todas as fases, a cobertura dos riscos de construção e de perdas de exploração antecipadas, bem como a cobertura de todos os riscos de exploração dos ativos e da sua venda institucional ou distribuição a retalho.

Francisco Alvim, responsável pela área de M&A da Howden em Portugal, declarou que a empresa se consolida, assim, como player principal num dos setores mais dinâmicos do mercado, onde temos assessorado diversos investidores nomeadamente em operações de grande volume”, concluindo que “a APPII é o parceiro certo para alavancar essa experiência e continuar a trazer soluções inovadoras para o mercado de M&A e imobiliário”.

Hugo Santos Ferreira, Presidente da APPII, partilhou que a parceria “permite que associação se capacite na consultoria de risco da transação e de vida do projeto, de A a Z, perante os Associados, que representam os maiores e mais relevantes promotores e investidores imobiliários, nacionais e estrangeiros, com atividade em Portugal e que representam 15% do PIB em volume de investimento anual“.

Sobre tipos de serviços resultantes da parceria o Diretor-Geral da Howden disse a ECOseguros que “são múltiplos. Por um lado através da consultoria – identificar os riscos e definir a forma de os gerir – medidas para os minimizar, o que transferir para seguros, o que transferir contratualmente, o que assumir no Balanço – Depois com os seguros nas suas diferentes formas. Para as fases de conceção e execução de obras ou na exploração dos espaços. Finalmente, nos casos em que os mesmos são alienados, estamos novamente em processos de M&A quando se trata de operações entre institucionais, ou através dos seguros dos compradores finais, quando se trata de vendas a retalho”.

O Diretor-Geral considera que “este acordo é o corolário natural da presença crescente da Howden Portugal nesta área de prática, na qual dispomos de soluções que abrangem todo o ciclo de vida dos projetos de investimento imobiliário”, e acrescentou que “tendo em conta a senioridade da equipa envolvida, e a amplitude de soluções disponibilizadas, devemos ser hoje em dia o broker mais apetrechado nesta área em Portugal”.

NewsItem [
pubDate=2022-10-02 18:55:44.0
, url=https://eco.sapo.pt/2022/10/02/corretora-howden-aposta-no-imobiliario/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=665
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_10_02_6717782_corretora-howden-aposta-no-imobiliario
, topics=[seguradoras]
, sections=[]
, score=0.000000]