observador.ptObservador - 1 out. 00:20

Itália: a vitória do nacionalismo popular conservador

Itália: a vitória do nacionalismo popular conservador

Com claro apoio popular, a hostilidade dos grandes media e Bernard-Henry Lévy e Von der Leyen como árbitros da respeitabilidade das escolhas do povo italiano, talvez Meloni esteja no caminho certo.

No Domingo, 25 de Setembro, uma eleição com forte carga ideológica, bipolarizada entre uma coligação de centro-direita (Fratelli d’Italia, Lega, Forza Italia, Noi Moderati) e uma de centro-esquerda (Partito Democratico, Alianza Verti e Sinistra+Europa), terminou com uma claríssima vitória da direita, que recolheu cerca de 44% dos votos, contra os 26% dos seus opositores.

Importante e significativo é que, na coligação vencedora, a direita mais à direita, os Fratelli de Giorgia Meloni, tenha tido 26% dos sufrágios, ou seja, mais de metade dos votos dos seus parceiros de coligação. Meloni garantiu assim a liderança do bloco vencedor, com 235 parlamentares em 400 na Câmara dos Deputados, e 115 senadores em 200 na Câmara Alta. Duas largas maiorias absolutas.

Na coligação triunfante há várias direitas ou famílias da Direita: a nacionalista popular, dos Fratelli de Meloni, a conservadora identitária, da Lega de Matteo Salvini, a liberal conservadora, da Forza Italia de Silvio Berlusconi, e, finalmente, quase a passar despercebido, o Noi Moderati de Maurizio Lupi, uma sobrevivência histórica do que foi o grande partido centrista da Primeira República Italiana, a Democracia Cristã, dominante entre 1948 e 1994.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2022-10-01 01:20:45.0
, url=https://observador.pt/opiniao/italia-a-vitoria-do-nacionalismo-popular-conservador/
, host=observador.pt
, wordCount=226
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_09_30_241274940_italia-a-vitoria-do-nacionalismo-popular-conservador
, topics=[opinião, itália, a sexta coluna]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]