tek.sapo.pttek.sapo.pt - 23 set. 17:31

Atenção empreendedores: Terminam hoje as candidatura aos prémios Altice International Innovation Award

Atenção empreendedores: Terminam hoje as candidatura aos prémios Altice International Innovation Award

Terminam hoje as candidaturas para a edição de 2022 do prémio de inovação da Altice Portugal. Os vencedores são revelados em novembro....

Esta é a sexta edição do Prémio de Inovação da Altice Portugal que pretende premiar empreendedores e startups em fase de incubação (até três anos), mas também estudantes de mestrado e de doutoramento em Instituições Académicas portuguesas.

São três as áreas integradas, cada uma com os seus requisitos e prémios distintos. Na categoria de startup há um prémio de 50 mil euros a que se soma a possibilidade de concretização de uma prova de conceito com o Grupo Altice, enquanto na categoria de Academia o prémio é de 25 mil euros, distinguindo o melhor trabalho académico.

Os empreendedores da área de inclusão têm ainda uma categoria especial, com o prémio “Inclusive by Fundação Altice”, no valor pecuniário de 20 mil euros. Este prémio foi uma das novidades em 2021 e pretende distinguir trabalhos que visem disponibilizar tecnologias de informação e comunicação para a inclusão digital, bem como soluções tecnológicas de acessibilidade ao serviço dos cidadãos.

Todos os finalistas ficam automaticamente qualificados para os prémios Born From Knowledge (BfK) que distingue projetos inovadores e startups que se destaquem em projetos de I&D, uma possibilidade que resulta de uma parceria da Altice Labs com a Agência Nacional de Inovação (ANI).

Em 2021 os vencedores foram escolhidos de entre 80 candidaturas, saindo como galardoados o projeto Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks, na área da Academia, um framework conceptual focado em veículos aéreos não tripulados, autónomos e em rede, para prevenção da colisão com objetos de reduzida dimensão, e o projeto SenseGlove, um dispositivo médico de rastreio doméstico e portátil, que complementa o convencional autoexame mamário e que está conectado a uma aplicação móvel, proposto pela startup Glooma.

Desde 2016, o Altice International Innovation Award já recebeu mais de 380 candidaturas, representando um prémio total superior a 365 mil euros.

Este ano a Irlanda é o país convidado e o prémio torna-se mais internacional com candidaturas abertas em toda a União Europeia.

As candidaturas podem ser apresentadas no site do Altice International Innovation Award, Até 31 de outubro os projetos são avaliados e a 3 de novembro é divulgada a lista dos finalistas. Os prémios finais serão entregues ainda no mês de novembro, em data a definir.

NewsItem [
pubDate=2022-09-23 16:31:38.0
, url=https://tek.sapo.pt/expert/artigos/atencao-empreendedores-terminam-hoje-as-candidatura-aos-premios-altice-international-innovation-award
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=368
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_09_23_1586621637_atencao-empreendedores-terminam-hoje-as-candidatura-aos-premios-altice-international-innovation-award
, topics=[tecnologia, academia, prémio de inovação, startups, altice, altice portugal, inovação, prémios]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]