pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 3 jul. 01:30

Google e Vodafone querem poupar bateria nos smartwatches Wear OS

Google e Vodafone querem poupar bateria nos smartwatches Wear OS

A Google e a Vodafone vão trabalhar de forma focada para garantir que a bateria dos smartwatches com Wear OS consiga durar mais tempo.

A Google quer fazer renascer o Wear OS e para isso tem procurado melhorar este sistema dedicado aos smartwatches dos seus parceiros. As novidades chegam de forma bem definida e renovam tudo o que antes estava disponível.

Para eliminar um dos problemas mais vezes reportado, a Google uniu-se agora à Vodafone. Esta parceria vai agora trabalhar de forma focada para garantir que a bateria dos smartwatches consiga durar mais tempo.

Como qualquer dispositivo eletrónico, também os smartwatches precisam de uma boa gestão de energia. Estes têm baterias naturalmente mais pequenas, o que aumenta a necessidade de uma gestão mais eficiente da bateria e dos consumos que nesta são feitos.

Um dos problemas mais vezes reportados no Wear OS é mesmo essa gestão, que nem sempre é realizada de forma eficiente. A Google tenta há vários anos conseguir ultrapassar este problema e por isso aliou-e agora a um parceiro que a poderá ajudar, a Vodafone.

A ideia da Vodafone passa por criar uma nova forma de ligar os smartwatches à Internet para melhorar significativamente a autonomia. A ideia é que, em vez de uma ligação constante à rede, os relógios se liguem de forma intermitente, de vez em quando, economizando muita energia no processo.

Este cenário será possível graças a uma nova API desenvolvida para sistemas como Wear OS e que está a ser finalizada em conjunto com o Google. A nova API deverá ser implementada em breve, em futuras versões do Wear OS.

Além disso, essa API não se deverá restringir ao sistema operativo da Google e a Vodafone revelou que existem mais empresas interessadas. A ideia é a mesma que está associada ao Wear OS e aos smartwatches, para conseguir melhorar a autonomia dos seus wearables.

Uma das maiores áreas de melhoria do Wear OS é precisamente a da bateria e os consumos desta. A concorrência, onde se enquadra a Huawei e outros, consegue já garantir autonomia de 14 dias em equipamentos similares.

NewsItem [
pubDate=2022-07-03 02:30:47.0
, url=https://pplware.sapo.pt/gadgets/wearables/google-aliou-se-a-vodafone-para-conseguir-poupar-bateria-nos-smartwatches-com-wear-os/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=317
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_07_03_636280561_google-e-vodafone-querem-poupar-bateria-nos-smartwatches-wear-os
, topics=[bateria, tecnologia, google, poupar, smartwatches, wear os, vodafone]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]