www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 22 mai. 19:00

A sua semana dia a dia: a votação do OE 2022, Davos e o travão ao crédito

A sua semana dia a dia: a votação do OE 2022, Davos e o travão ao crédito

Numa semana marcada pela discussão e votação do Orçamento do Estado, há também dados do crédito. Lá fora, o centro das atenções será o World Economic Forum em Davos e as minutas da Fed.
Segunda-feira OE 2022 discutido na especialidade

A semana vai ficar marcada pela discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2022. A votação acontece na quinta-feira, sendo que a maioria absoluta do PS dá a aprovação como praticamente certa.

Terça-feira Christine Lagarde fala em Davos

O World Economic Forum, em Davos, na Suíça, arranca este domingo e decorre até quinta-feira. Um dos pontos altos será o discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, num jantar, na quinta-feira, que terá como tema o papel da Europa no mundo.

Terça-feira Navigator divulga contas do trimestre

A época de resultados trimestrais está já próxima do fim, mas ainda há cotadas do PSI que têm por divulgar contas relativas ao período entre janeiro e março. Esta terça-feira é a vez da Navigator, que registou em 2021 resultados líquidos de 171 milhões de euros.

Quarta-feira Compras de dívida portuguesa pelo BdP

O Banco de Portugal vai publicar esta quarta-feira o seu Relatório da Implementação da Política Monetária, em que será possível perceber a evolução de compra de dívida portuguesa pelo banco central ao longo do ano passado. Em 2020, o Banco de Portugal fez mais de duas mil operações no mercado de dívida pública.

Quarta-feira Minutas da Fed dão sinais sobre os juros 

A Reserva Federal norte-americana vai divulgar as minutas do último encontro, no início de maio, quando anunciou uma subida de 50 pontos base da taxa dos fundos federais, que passou para um intervalo entre 0,75% e 1%. Desde então, o presidente Jerome Powell já admitiu que a política monetária poderá ser mais agressiva se inflação persistir.

Quinta-feira Contas da Altri no arranque do ano

Quinta-feira há novamente resultados a marcarem as negociações no índice PSI. Depois de ter obtido no ano passado lucros de 123,7 milhões de euros, o que significa um aumento de 400,7% face ao período homólogo, a Altri vai dar a conhecer as contas do primeiro trimestre de 2022.

Sexta-feira Efeito do novo travão ao crédito para a casa

O Banco de Portugal vai divulgar novos dados dos empréstimos à habitação em abril num mês já marcado pela entrada em vigor de novas regras de concessão de crédito. No final de março, os empréstimos cresceram ao ritmo mais elevado desde outubro de 2008. No mesmo dia, também o Instituto Nacional de Estatísticas atualiza os inquéritos à avaliação bancária.

Sexta-feira AG da Navigator e da Semapa

No último dia da semana há ainda os resultados trimestrais da Semapa, que são conhecidos no mesmo dia em que os acionistas se reúnem em assembleia geral. O mesmo acontece com os acionistas da Navigator, que deverão aprovar o pagamento de um dividendo adicional de 0,1406 euros (e a respetiva data).

NewsItem [
pubDate=2022-05-22 20:00:00.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/a-sua-semana-dia-a-dia-a-votacao-do-oe-2022-davos-e-o-travao-ao-credito
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=444
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_22_198750895_a-sua-semana-dia-a-dia-a-votacao-do-oe-2022-davos-e-o-travao-ao-credito
, topics=[mercados]
, sections=[economia]
, score=0.000000]