observador.ptobservador.pt - 26 jan. 00:56

Volkswagen e Bosch vão desenvolver em conjunto sistemas de condução autónoma

Volkswagen e Bosch vão desenvolver em conjunto sistemas de condução autónoma

Destinados ao conjunto dos modelos da marca, do Volkswagen Polo até ao Lamborghini, estes sistemas também vão ficar disponíveis a outros construtores, clientes da Bosch.

O construtor automóvel alemão Volkswagen e o produtor de equipamentos Bosch anunciaram esta terça-feira uma parceria para desenvolver sistemas de condução autónoma até 2023, área em que a norte-americana Tesla conta com avanço.

A filial de programação informática da VW, Cariad, vai desenvolver com a Bosch “funcionalidades que permitam aos condutores tirar as suas mãos do volante temporariamente”, detalharam os dois grupos, em comunicado.

Os dois parceiros declaram apostar em “levar a engenharia informática alemã a um novo nível” de perícia na condução autónoma, afirmou o presidente da Cariad, Dirk Hilgenberg, durante uma teleconferência.

“A velocidade é essencial” e “sabe-se que só há um único concorrente no mercado”, acrescentou.

O presidente da VW, Volkswagen, Herbert Diess, preparava em novembro o conglomerado para uma “revolução” que lhe permitisse enfrentar a concorrência da Tesla.

A empresa norte-americana já reúne uma quantidade muito grande de informação com as suas centenas de milhares de veículos em circulação, ligados em rede, o que lhe permite inovar mais depressa nos programas de assistência à condução.

Por seu lado, a VW e a Bosch vão trabalhar a partir de informação reunida “com a ajuda de uma das maiores frotas de veículos conectados do mundo”, que oferece “uma enorme base de dados para levar os níveis de condução autónoma a um nível superior“, disse Mathias Pillin, responsável do desenvolvimento informático na Bosch.

A VW e a Cariad visam desde já os designados sistemas de condução autónoma de nível 2, que permitem ao condutor largar momentaneamente o volante, mas permanecendo atento, “na cidade, no campo e na autoestrada”.

Os dois parceiros vão desenvolver também um sistema de nível 3 para a autoestrada.

Este nível de autonomia, o mais avançado atualmente, disponível em algumas viaturas topo de gama, permite ao condutor desviar o olhar da estrada e ceder ao veículo a totalidade da condução.

O condutor guarda, contudo, a possibilidade de recuperar o controlo a todo o momento e tem de intervir num determinado período de tempo, se o veículo o solicitar.

A possibilidade de desenvolver um sistema de conduta inteiramente automatizada, de nível 4, vai ser “avaliada”.

O potencial da viatura autónoma é enorme. A consultora McKinsey estima que em 2030 quase dois terços (64%) dos veículos vendidos vão ter funções autónomas de nível 2 ou mais.

NewsItem [
pubDate=2022-01-26 01:56:46.0
, url=https://observador.pt/2022/01/26/volkswagen-e-bosch-vao-desenvolver-em-conjunto-sistemas-de-conducao-autonoma/
, host=observador.pt
, wordCount=370
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_01_26_2006857820_volkswagen-e-bosch-vao-desenvolver-em-conjunto-sistemas-de-conducao-autonoma
, topics=[auto, bosch, volkswagen]
, sections=[]
, score=0.000000]