tek.sapo.pttek.sapo.pt - 25 jan. 16:49

Google alvo de novo processo judicial por rastreamento de dados de localização dos utilizadores

Google alvo de novo processo judicial por rastreamento de dados de localização dos utilizadores

Um grupo de procuradores gerais deu entrada a ação judicial acusando a Google de alegadamente rastrear a localização dos utilizadores e usar os dados no seu negócio de publicidade. A acusação quer impedir as suas práticas e procura uma multa à tecnológica.

Há um novo processo judicial contra a Google que foi submetido no tribunal de Washington D.C., nos Estados Unidos. A acusação, que reúne quatro procuradores gerais e três Estados, diz que a gigante tecnológica utiliza práticas enganosas e injustas que levam os utilizadores a partilhar os seus dados de localização. O documento diz que a Google torna difícil aos utilizadores optarem por desligar o seu sistema de rastreamento de localização, dando dessa forma acesso à empresa de dados que ajudam no seu negócio de publicidade.

Em questão está o aproveitar dos dados dos utilizadores, desde os restaurantes que visitam, por exemplo, para construir identidades digitais e dessa forma, torná-las um alvo de publicidade personalizada.

O documento acusa também a empresa por alegadamente optar por designs de funcionalidades que enganam os utilizadores a fazer certas decisões que beneficiam os negócios da empresa. Exemplos disso são os constantes banners a pedir aos utilizadores que partilhem a sua localização com os vários produtos da empresa, como o browser Chrome e os smartphones Pixel, informando que estes deixam de funcionar se for desligada a localização.

O procurador-geral Karl A. Racine disse no comunicado que não há forma de os consumidores evitarem que a Google recolha, armazene e lucre com os seus dados de localização. Uma prática que a empresa alegadamente pratica desde 2014, não só no sistema operativo Android, como outros produtos, como a Pesquisa e Mapas.

A través do processo, a acusação pretende responsabilizar a Google, mas no processo também ajudar a educar os consumidores de como os seus dados pessoais sensíveis, tais como a localização, são recolhidos, armazenados e monetizados.

O resultado da ação é permitir aos consumidores, e não a Google, de determinar como os seus dados são ou não utilizados. É referido que os dados de localização são uma parte estratégica no seu negócio de publicidade, que gerou quase 150 mil milhões de receitas em 2020, é referido no comunicado.

NewsItem [
pubDate=2022-01-25 17:49:12.0
, url=https://tek.sapo.pt/noticias/negocios/artigos/google-alvo-de-novo-processo-judicial-por-rastreamento-de-dados-de-localizacao-dos-utilizadores
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=316
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_01_25_1587544140_google-alvo-de-novo-processo-judicial-por-rastreamento-de-dados-de-localizacao-dos-utilizadores
, topics=[tecnologia, chrome, android, google, recolha de dados, ação judicial, internet]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]