observador.ptObservador - 26 out. 00:10

À procura de impacto

À procura de impacto

Apesar de não haver uma receita única para a criação de soluções e negócios de impacto, a cultura é um fator intrínseco a cada empresa que não pode ser descurado.

Obrigado por ser nosso assinante. Beneficie de uma navegação sem publicidade intrusiva.

Imaginem uma ida ao mercado em que alguém coloca várias questões a um vendedor sobre as laranjas na sua banca para além do preço.

  • Que técnicas foram usadas no seu cultivo?
  • Qual o seu valor nutricional?
  • Quais os benefícios do consumo destas laranjas? E em que diferem dos das outras bancas?
  • A quem já venderam estas laranjas que possa comprovar esses benefícios?
  • Posso levar uma laranja de oferta para comprovar os benefícios e depois, eventualmente, voltar para comprar e com desconto?

Todas estas questões, legítimas mas inusitadas num mercado de bairro, traduzem os desafios do dia-a-dia da relação cliente-fornecedor no mundo atual das tecnologias de informação, com a devida adaptação de contexto. Numa realidade com níveis de exigência elevados e competição acérrima, as empresas procuram fornecedores que entreguem soluções tecnológicas inovadoras que lhes tragam impacto e diferenciação nos negócios. As soluções estarão bem posicionadas para gerar impacto se comprovadamente contribuírem para um ou mais benefícios da típica tríade: serviço de excelência, redução de custos e aumento da receita.

A inovação tecnológica dos últimos anos, em especial o desenvolvimento de inteligência artificial e aprendizagem automática, já torna possível a criação de soluções cognitivas robustas para grande parte dos problemas atuais das empresas. Estas soluções são capazes de gerar insights em milissegundos, correlacionando múltiplas fontes de dados, e automatizar ações através de sistemas autónomos de decisão. Apresentam ainda uma elevada abrangência, podendo ser aplicadas a uma miríade de problemas distintos, desde redes inteligentes com tecnologia 5G a marketing personalizado.

A sofisticação tecnológica atual permite a criação de soluções inovadoras com elevado potencial para a criação de valor de negócio, mas será suficiente para garantir o tão almejado impacto? Como definir e medir o impacto na adoção de uma solução? A mesma solução tecnológica terá o mesmo impacto em duas empresas com culturas diferentes?

Na era dos dados em que vivemos, as soluções podem e devem apresentar indicadores de negócio eperformance que ajudem a perceber o alinhamento com as expetativas de negócio e a sua evolução ao longo do tempo. O físico William Thomson já afirmava que “o que não se pode medir, não se pode melhorar”. Não obstante, as métricas de uma qualquer solução tecnológica ser��o sempre incompletas, contando apenas uma parte da história à qual falta o devido contexto para compreender porque foi um sucesso numa dada empresa e um insucesso numa outra. O impacto da tecnologia vai muito mais além da capacidade técnica de uma solução e esta consciencialização é crucial para que as empresas se adaptem à vertiginosa evolução digital da sociedade.

Na verdade, os executivos devem abordar os processos de transformação cultural com o mesmo rigor e como parte integrante de qualquer estratégia de criação de valor de negócio. Ter uma cultura sólida, capaz de aceitar riscos, evoluir e adaptar-se a soluções inovadoras com medição de resultados contínuos é o cenário ideal para quem ambiciona o desenvolvimento de negócios com grande impacto.

O futuro pertence àqueles que preparam e apoiam os seus colaboradores na adoção de soluções inovadoras e na transição para novas formas de trabalhar. O futuro é de quem envolve ativamente as suas equipas e procura positivamente influenciar o seu comportamento para que qualquer solução tecnológica seja efetivamente usada e realize todos os benefícios esperados.

E as laranjas?

As laranjas são um dos frutos mais populares do planeta, que podem aparentar muitas semelhanças mas ter grandes diferenças entre os vários tipos para diferentes aplicações e consumidores. Tipos de laranja mais doces e sem acidez são indicados para consumo de forma natural ou em sumo por crianças e idosos. As de sabor mais amargo são mais usadas em compotas e geleias. Tal como nas soluções de tecnologias de informação, conhecer o consumidor para otimizar o produto de acordo com as suas necessidades, informar os seus benefícios e preparar a sua utilização é essencial para garantir o melhor impacto.

O Observador associa-se à comunidade Portuguese Women in Tech para dar voz às mulheres que compõem o ecossistema tecnológico português. O artigo representa a opinião pessoal do autor enquadrada nos valores da comunidade.

NewsItem [
pubDate=2021-10-26 01:10:45.0
, url=https://observador.pt/opiniao/a-procura-de-impacto/
, host=observador.pt
, wordCount=671
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_10_25_745578770_a-procura-de-impacto
, topics=[portuguese women in tech, opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]