rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 26 set. 23:56

Jerónimo admite que resultado da CDU ficou "aquém dos objetivos"

Jerónimo admite que resultado da CDU ficou "aquém dos objetivos"

A CDU fala num reforço de votos em Lisboa e Porto, mas uma das grandes apostas, a reconquista de Almada, saiu gorada.

A CDU ficou "aquém dos objetivos colocados" para as eleições autárquicas, disse este domingo Jerónimo de Sousa, que afastou a possibilidade de abandonar a liderança do PCP.

Na primeira reação aos resultados provisórios e projeções das autárquicas, o líder do PCP admitiu que, "sem prejuízo do resultado nacional, o resultado ficou aquém dos objetivos colocados".

Questionado sobre o facto de estar a comentar as eleições ainda antes de se saber os resultados de várias câmaras importantes para o partido, Jerónimo de Sousa disse que embora esses resultados não estejam ainda fixados, é certo que "houve perdas. Naturalmente pode haver uma ou duas que a CDU recuperou, mas de qualquer forma não foi o resultado que desejávamos".

"Admitimos que queríamos outros resultados, mas quem anda nesta vida sabe que às vezes perde-se", disse ainda.

Em 2017 a CDU conseguiu vencer em 24 câmaras, o que representou uma grande derrota em relação a 2013, altura em que ganhou em 34 autarquias.

Nestas eleições a CDU tinha como grande objetivo tentar recuperar câmaras, com particular destaque para Almada, mas viu essa expetativa gorada com o PS não só a vencer as eleições naquela cidade, como a melhorar a vantagem em relação a 2017, segundo as previsões.

Jerónimo de Sousa recusou ainda que estes resultados se venham a refletir sobre a política nacional, referindo especificamente o Orçamento do Estado para 2022. "Obviamente terá a consideração devida, mas o nosso posicionamento não acaba aí."

Questionado sobre uma eventual mudança na liderança do PCP, Jerónimo de Sousa começou por responder aos jornalistas: "se tiver alguma notícia agradecia".

De seguida, o secretário-geral comunista garantiu que essa possibilidade não está em cima da mesa.

"Por enquanto, daquilo que sei, essa questão não está colocada pelos meus camaradas. Em relação a mim, enquanto houver este envolvimento solidário e coletivo que eles me dão quotidianamente, demonstra que isso não está colocado", frisou Jerónimo de Sousa.

NewsItem [
pubDate=2021-09-26 22:56:00.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/politica/2021/09/26/jeronimo-admite-que-resultado-da-cdu-ficou-aquem-dos-objetivos/254690/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=306
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_09_26_2138183167_jeronimo-admite-que-resultado-da-cdu-ficou-aquem-dos-objetivos
, topics=[informação, política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]