tek.sapo.pttek.sapo.pt - 22 set. 16:52

5G anima mercados emergentes com vendas a dispararem e novos fabricantes em ascensão

5G anima mercados emergentes com vendas a dispararem e novos fabricantes em ascensão

Os próximos meses prometem continuar a mostrar que os fabricantes móveis de sempre podem não ser os “reis” do 5G. As novas marcas estão lançadas na quinta geração móvel ...

As vendas de smartphones com capacidades 5G aumentaram 6,5% no segundo trimestre do ano nos mercados emergentes, que são agora as regiões do globo onde a tecnologia tende a crescer mais nos próximos meses. A influenciar esta expectativa de crescimento está a expansão das redes 5G, mas principalmente a diversificação da oferta de smartphones, sobretudo no sudoeste asiático, no médio oriente, ou na Índia. Setenta e cinco por cento dos smartphones 5G enviados pelos fabricantes para as lojas entre abril e junho de 2021, seguiram para a Índia.     

Os dados da Counterpoint mostram que o avanço reflete o impacto de um conjunto de lançamentos de equipamentos com capacidade 5G a um preço acessível e o entusiasmo com a chegada do iPhone 12, o primeiro da Apple com suporte para a tecnologia.   

A empresa de estudos de mercado sublinha ainda a ascensão de algumas marcas, graças à aposta de equipamentos 5G acessíveis em termos de preço e ao seu lançamento em força nos mercados emergentes.  Oppo, OnePlus, Vivo e Xiaomi continuam a crescer, mas o destaque do trimestre foi para a Realme, que no final de junho conseguiu ascender ao 6º lugar do top mundial de vendas de smartphones, num crescimento de 135,1% face a igual período de 2020. 

Nos mercados emergentes, e especificamente no que se refere ao 5G, a fabricante conseguiu aumentar a sua quota de 8,8% para 15,9%, afirmando-se como a terceira que mais vendeu, logo a seguir à Apple e à OnePlus. A nível global a Realme acumulou uma quota de 37% nos envios de equipamentos 5G para as lojas entre abril e junho. Três meses antes tinha conseguido 22,7% das vendas no mesmo segmento. 

Realme GT 5G chega à Europa a preços acessíveis. Portugal entre os primeiros a receber Ver artigo

A Counterpoint defende que o impulso dos mercados emergentes às vendas de equipamentos 5G continuará a ser grande este ano, mas em 2022 será ainda maior, quando muitas das redes de quinta geração atualmente em desenvolvimento entrarem em exploração comercial.  

A maior oportunidade de crescimento será para as marcas com ofertas acessíveis em termos de preços, o que provavelmente significa que no top mundial de vendas de smartphones continuará a haver uma “dança de cadeiras”. Isso mesmo já mostrou a primeira metade do ano, com a ascensão inédita da Xiaomi a segunda maior fabricante mundial de smartphones e o reforço de quota de outros fabricantes emergentes. 

Nos mercados emergentes em análise pela Counterpoint, as vendas totais de smartphones caíram 5% entre abril e junto. O crescimento registou-se apenas no segmento 5G.

NewsItem [
pubDate=2021-09-22 17:52:19.0
, url=https://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/artigos/5g-anima-mercados-emergentes-com-vendas-a-dispararem-e-novos-fabricantes-em-ascensao
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=420
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_09_22_946897371_5g-anima-mercados-emergentes-com-vendas-a-dispararem-e-novos-fabricantes-em-ascensao
, topics=[tecnologia, 5g, realme, índia, mercados emergentes, smartphones, iphone, counterpoint]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]