mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 5 ago. 11:50

Realizador James Gunn reconhece: "Joker" ajudou a aliviar pressão de "O Esquadrão Suicida"

Realizador James Gunn reconhece: "Joker" ajudou a aliviar pressão de "O Esquadrão Suicida"

Filme com Joaquin Phoenix acabou por validar a aposta de James Gunn em imagens de violência mais explícita.

Após ter sido despedido no verão de 2018 pela polémica causada por antigas mensagens polémicas nas redes sociais sobre temas como o Holocausto, a violação e a Sida, James Gunn passou dos "Guardiões da Galáxia" da Marvel para os supervilões de "O Esquadrão Suicida" da DC.

O realizador revelou que só impôs duas condições à Warner Bros para fazer o filme depois de acabar o argumento. Uma delas levantou dúvidas a alguns executivos do estúdio, mas acabou por ser "validada" pelo sucesso de "Joker".

"Quando terminei [o argumento], pediram-me para realizá-lo e disse que o faria sob duas condições, ambas detestadas por eles", explicou numa entrevista ao Indiewire.

"Uma delas era que era preciso ter classificação etária R [o equivalente a maiores de 16 anos, reservada para temáticas, vocabulário e imagens apropriadas a um público mais adulto]. A outra é que precisava de fazer o filme em Atlanta, Geórgia, porque o meu pai estava a morrer e vivia em St. Louis, e eles queriam filmar no Reino Unido. Não poderia estar tão longe do meu pai. Na verdade, a do Reino Unido era a maior [condição], porque é muito mais caro de rodar por causa de todas essas coisas de impostos nos EUA", acrescentou.

Segundo James Gunn, a classificação R era necessária porque "O Esquadrão Suicida" era o seu "filme de guerra" e não era fã dos títulos do género que evitavam mostrar as repercussões da violência para evitar a exclusão das salas do público adolescente.

Entra a violência, "gore", palavrões, uso de drogas e "nudez explícita breve", "O Esquadrão Suicida" ganhou o seu R (e o maiores de 16 em Portugal), mas o sucesso comercial e artístico de "Joker", com a mesma classificação, no outono de 2019 ajudou a aliviar a pressão e dúvidas do estúdio.

"O 'Joker' estreou depois de estarmos bem adiantados na nossa coisa e na rodagem, o que foi muito bom para mim. Tirou algumas dúvidas em relação à dimensão que pode alcançar um filme com classificação R nas bilheteiras ", confirmou.

Com Margot Robbie, Idris Elba, John Cena, Joel Kinnaman, Viola Davis, Jai Courtney e a portugesa Daniela Melchior, entre outros, "O Esquadrão Suicida" está em exibição nos cinemas portugueses.

VEJA O TRAILER.

NewsItem [
pubDate=2021-08-05 12:50:23.0
, url=https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-cinema/artigos/realizador-james-gunn-reconhece-joker-ajudou-a-aliviar-pressao-de-o-esquadrao-suicida
, host=mag.sapo.pt
, wordCount=372
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_08_05_268398710_realizador-james-gunn-reconhece-joker-ajudou-a-aliviar-pressao-de-o-esquadrao-suicida
, topics=[tv, entretenimento, cinema]
, sections=[vida]
, score=0.000000]