pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 21 jun. 23:00

Volvo e Northvolt construirão uma gigafactory de baterias na Europa

Volvo e Northvolt construirão uma gigafactory de baterias na Europa

A Volvo e a startup Northvolt uniram-se para construir uma gigafactory de baterias, na Europa, com uma capacidade de 50 GWh.

Com a rápida ascensão da mobilidade elétrica, a produção de baterias precisa de se adaptar e responder às necessidades que já existem e ainda mais às que virão. Nesse sentido, a Volvo e a startup Northvolt uniram-se para construir uma gigafactory de baterias, na Europa.

A futura fábrica terá, então, uma capacidade de 50 GWh.

PUB

A Volvo anunciou, há algum tempo, que, a partir de 2030, só venderá modelos 100% elétricos. Como ela, muitas outras fabricantes estão a optar por este caminho e a deixar para trás os carros a combustão. Nesse sentido, é essencial garantir o fornecimento dos componentes, especialmente das baterias.

Volvo traz produção de baterias para a Europa

Com o objetivo de assegurar a resposta às baterias, a Volvo unir-se-á à Northvolt e, em parceria, construirão uma gigafactory dedicada à produção de baterias. Essa terá uma capacidade máxima de 50 GWh, por ano, aos quais se juntarão 15 GWh adicionais garantidos pela Northvolt à Volvo, assim que esta iniciar a produção na sua fábrica de Skellefteå, em 2024. As primeiras baterias produzidas pela nova gigafactory destinar-se-ão ao Volvo XC60 de terceira geração.

Em princípio, a gigafactory estará operacional em 2026 e permitirá à Volvo satisfazer a procura pelas baterias, na Europa. Uma das vantagens de uma fábrica de baterias dedicada à demanda europeia passa pela significativa redução das emissões. Isto, porque a gigafactory estará mais próxima dos locais onde são produzidos os carros elétricos. Além disso, esta funcionará exclusivamente com energias renováveis.

A cooperação com a Northvolt garante-nos o fornecimento de células de bateria mais sustentáveis e de alta qualidade para os nossos automóveis elétricos. Além disso, a estreita cooperação com a Northvolt também reforça as nossas capacidades de desenvolvimento interno.

Disse Håkan Samuelsson, CEO da Volvo.

De acordo com Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo, além da gigafactory, esta e a Northvolt vão colaborar no desenvolvimento da próxima geração de baterias da primeira, uma vez que poderão concentrar-se nas expectativas dos próprios clientes em termos de alcance e de tempo de carregamento.

Leia também:

Teste na Noruega põe à prova autonomia de 20 carros elétricos

NewsItem [
pubDate=2021-06-22 00:00:29.0
, url=https://pplware.sapo.pt/motores/volvo-e-northvolt-construirao-uma-gigafactory-de-baterias-na-europa/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=343
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_06_21_1751604116_volvo-e-northvolt-construirao-uma-gigafactory-de-baterias-na-europa
, topics=[tecnologia, motores, northvolt, gigafactory, volvo, baterias]
, sections=[desporto, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]