pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 17 mai. 01:30

Twitter já pede autorização aos utilizadores para recolher dados no iOS

Twitter já pede autorização aos utilizadores para recolher dados no iOS

O Twitter tem uma atualização em que pede aos utilizadores autorização para recolher dados. Os propósitos não são os melhores, mas são claros

Com a chegada do iOS 14.5, a Apple redefiniu as regras de utilização dos dados dos utilizadores no seu sistema. Todas as apps devem ter a autorização dos utilizadores para recolher e usar essa informação, o que não tem sido um processo propriamente pacífico.

O Twitter tem uma nova atualização em que pede aos utilizadores a autorização para recolher e processar os dados dos utilizadores. Os propósitos não são os melhores, mas são bem claros.

A decisão da Apple de limitar o acesso aos dados dos utilizadores não foi bem recebido pelas grandes empresas com apps no iOS. Estas estavam habituadas a ter toda a informação que pretendiam, algo que mudou e de forma drástica.

Toda a oposição tem vindo do lado do Facebook, mas há muitas outras que certamente preferiam ver este modelo alterado. O acesso livre dava muita informação para poder perfilar os utilizadores, algo que agora caiu por terra de forma direta.

Facebook começou com as suas táticas para contornar as regras da Apple no iOS 14.5

A versão 8.65 da app do Twitter para iOS, que já está na App Store, tem agora a novidade que todos esperavam. É a partir desta nova versão que passa a ser apresentado o pedido aos utilizadores para autorizar a recolha de dados no iOS.

Na mensagem apresentada, o Twitter explica, à sua maneira, as razões para essa recolha de dados. Quer garantir aos utilizadores uma melhor experiência de utilização, ao apresentar publicidade relevante para os utilizadores, ajustada à informação que consomem.

Ao avançar nesta questão do Twitter, os utilizadores são encaminhados para a área onde podem autorizar ou negar o acesso à recolha de dados. Só após passarem por aqui é que voltam a ter acesso ao Twitter e a toda a informação que for publicada nesta rede social.

Esta é mais uma app que segue o caminho que a Apple agora obriga aos programadores. Só podem recolher e processar os dados com a autorização expressa destes utilizadores, que também podem a qualquer momento alterar a configuração e assim ter de volta o anonimato que sempre é pretendido.

NewsItem [
pubDate=2021-05-17 02:30:01.0
, url=https://pplware.sapo.pt/apple/twitter-ja-comecou-a-pedir-autorizacao-aos-utilizadores-para-recolher-dados-no-ios/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=342
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_05_17_1261802641_twitter-ja-pede-autorizacao-aos-utilizadores-para-recolher-dados-no-ios
, topics=[app, apple, tecnologia, twitter, dados, ios]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]