tek.sapo.pttek.sapo.pt - 14 abr. 18:42

Leilão 5G: Encaixe potencial sobe acima dos 364 milhões de euros no 64º dia de licitações

Leilão 5G: Encaixe potencial sobe acima dos 364 milhões de euros no 64º dia de licitações

Hoje, as licitações registaram um aumento de 1,107 milhões de euros face ao dia anterior, ultrapassando os 280 milhões. A faixa dos 3,6 GHz é a única que continua a mexer e hoje há subidas em relação às propostas de 18 dos 40 lotes disponíveis.

No 64º dia da fase principal do leilão do 5G, onde será definida atribuição dos direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz as licitações atingiram os 280,118 milhões de euros.

O valor representa uma subida de 1,107 milhões de euros em relação ao dia anterior. A soma das licitações de ambas as fases do leilão resulta agora num encaixe potencial de mais de 364 milhões de euros.

Hoje registam-se apenas mudanças na faixa dos 3,6 GHz, com subidas relativas às propostas de 18 dos 40 lotes disponíveis. Seguindo a tendência que se tem vindo a verificar nos últimos dias, os valores das licitações continuam a ser pequenos, aumentando no máximo 1 ou 2% face ao dia anterior.

Em relação ao preço de reserva, é possível verificar aqui uma dinâmica de crescimento que leva a aumentos, no máximo, de 215%, como é o caso do lote J08. Recorde-se que a faixa dos 2,1 GHz foi a que mais valorizou durante o processo, com o preço a aumentar mais de 400% face ao valor de reserva. Os dois primeiros lotes da faixa dos 2,6 GHz tamb��m valorizaram mais de 200%.

Recentemente, a Anacom decidiu fazer alterações ao regulamento com vista para prevenir o prolongamento excessivo do leilão, prevendo a possibilidade de aumentar o número de rondas diárias e alterar o limite mínimo de aumento das propostas para os vários lotes.

Depois da NOS como a Vodafone se manifestaram publicamente, criticando a proposta da Anacom, a Altice Portugal, dona da MEO, deu a conhecer que está a equacionar "mecanismos jurídicos" devido à proposta de mudança de regras do leilão.

Numa entrevista ao Diário de Notícias e à Lusa, onde lamenta que Portugal esteja atrasado no processo, passando de “camisola amarela” para ser "o carro vassoura", Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, indicou que a empresa vai responder ao pedido de comentários feito pela entidade reguladora.

5G: Altice Portugal está a equacionar "mecanismos jurídicos" devido à proposta de mudança de regras do leilão Ver artigo

Segundo Alexandre Fonseca, “é obviamente evidente que além de toda a questão de impreparação, há aqui também um tema destas alterações estarem feridas de ilegalidades”.

“Uma vez mais vamos também recorrer a todos os mecanismos que temos à nossa disposição, mesmo sabendo que ao fazê-lo, com as regras que a Anacom tem em cima da mesa há vários anos a esta parte, estamos também a aumentar as nossas taxas de regulação”, salientou.

O responsável lamentou também as declarações feitas pelo ministro das Infraestruturas, que disse estar "contente" com o decurso do leilão do 5G, que mostram uma "perspetiva mercantilista" da tecnologia e a "falta de visão estratégica". 

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização 18h50)

NewsItem [
pubDate=2021-04-14 19:42:31.0
, url=https://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/artigos/leilao-5g-encaixe-potencial-sobe-acima-dos-364-milhoes-de-euros-no-64o-dia-de-licitacoes
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=457
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_14_550874159_leilao-5g-encaixe-potencial-sobe-acima-dos-364-milhoes-de-euros-no-64-dia-de-licitacoes
, topics=[tecnologia, 5g, frequências, espetro, telecomunicações, operadoras, leilão 5g, anacom]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]