pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 14 abr. 20:00

Estudo respiratório é lançado para descobrir como o Apple Watch pode prever a COVID-19

Estudo respiratório é lançado para descobrir como o Apple Watch pode prever a COVID-19

A Apple está a levar a cabo um estudo respiratório para descobrir como o Apple Watch pode prever ou indiciar a doença COVID-19.

Desde há um ano para cá que se fala nas capacidades do Apple Watch para detetar sinais da COVID-19. Agora, investigadores da Universidade de Washington fizeram uma parceria com a Apple para estudar como o Apple Watch pode ser usado para prever doenças como a COVID-19 ou mesmo a gripe. Estes dispositivos têm capacidades e cenários de utilização bastante alargados. Isto é, como os smartwatches estão permanentemente a verificar algumas informações relevantes sobre os sinais vitais dos utilizadores, podem detetar indícios de certas doenças.

Não é uma novidade, aliás, a NASA disponibilizou a mil dos seus funcionários o smartwatch Fitbit para monitorizar a saúde deste profissionais.

Apple Watch pode ajudar a detetar a COVID-19

Como parte da série de parcerias de saúde da Apple, a empresa está a trabalhar com a Universidade de Washington e o Seattle Flu Study. Este programa vai entregar a cada participante um Apple Watch. Posteriormente, estas pessoas serão monitorizadas.

O objetivo do estudo é verificar se as informações recolhidas pelo Apple Watch e pelo iPhone podem detetar os primeiros sinais de doenças respiratórias como a COVID-19.

Referiram os organizadores na página de recrutamento.

O estudo está a concentrar-se na área de Seattle, porque os residentes “podem ter um risco maior do que o normal de doenças respiratórias devido à exposição frequente a outras pessoas através do trabalho ou de outras atividades, condições de saúde ou outros fatores”.

Resultados deverão aparecer nos próximos 6 meses

Com a pandemia ainda por controlar, os próximos meses serão determinantes para a sociedade em geral. Apesar das vacinas estarem já a imunizar as pessoas, o mundo está longe de uma regularização da doença. Assim, os responsáveis esperam que este estudo respiratório da Apple demore “cerca de seis meses”. Durante o estudo, os participantes deverão responder periodicamente às perguntas da investigação que serão disponibilizadas através da app Apple Research para iPhone.

Se os participantes adoecerem durante a inscrição no estudo, receberão um kit de teste domiciliar para a COVID-19 e outras doenças respiratórias. Caso se verifique este cenário, o estudo sai ainda mais beneficiado, já que os participantes doentes serão solicitados a “fazer algumas medições adicionais de saúde usando o seu Apple Watch”.

Leia também:

Apple Watch pode detetar a infecção por SARS-CoV-2 dias antes dos testes

NewsItem [
pubDate=2021-04-14 21:00:23.0
, url=https://pplware.sapo.pt/apple/estudo-respiratorio-e-lancado-para-descobrir-como-o-apple-watch-pode-prever-a-covid-19/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=370
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_14_1820944381_estudo-respiratorio-e-lancado-para-descobrir-como-o-apple-watch-pode-prever-a-covid-19
, topics=[apple, tecnologia, gripe, iphone/apple watch, covid-19, apple watch]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]