www.publico.ptpublico.pt - 25 jan. 16:25

Aldeias Históricas preparam festa online com esperança de terem “eventos presenciais”

Aldeias Históricas preparam festa online com esperança de terem “eventos presenciais”

Ao longo de cada ano acontece o ciclo “12 em Rede - Aldeias em Festa”. O ano passado foi adaptado entre online e presencial. Este ano o conceito vai repetir-se, mas se for preciso “abdicar do domínio presencial”, as festas serãos mais digitais do qu

As Aldeias Históricas de Portugal vão promover este ano mais uma edição do ciclo “12 em Rede - Aldeias em Festa”, que incluirá eventos presenciais e transmitidos em live streaming, como aconteceu em 2020.

No ano passado, devido à pandemia causada pela covid-19, a organização promoveu eventos com a participação limitada de público e com transmissão online, que tiveram muita aceitação pela via digital, situação que irá manter-se na próxima edição.

A coordenadora da Estrutura de Gestão e Coordenação do PROVERE das Aldeias Históricas, Dalila Dias, disse à agência Lusa que em 2020 a transmissão dos eventos do ciclo de animação “12 em Rede - Aldeias em Festa” foi feita via live streaming, que teve um impacto “estrondoso”, daí que será “para manter” este ano.

“É para manter [a transmissão] via digital. Vamos continuar no registo que consideramos o ideal, presencial e digital, naturalmente, sabendo que se tivermos que abdicar do domínio presencial, então fazemos o forcing todo na parte digital”, disse.

Segundo a responsável, no final do mês de Janeiro será comunicado o calendário e as temáticas que estão associadas ao ciclo de eventos que animará as Aldeias Históricas nos próximos meses.

A edição de 2020 do ciclo “12 em Rede - Aldeias em Festa” decorreu entre Setembro e Novembro, por iniciativa da Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal e com o envolvimento dos municípios abrangidos pelo projecto.

Dalila Dias adiantou que o calendário a anunciar para 2021 poderá sofrer alterações, consoante a evolução da pandemia causada pela covid-19.

O ciclo “12 em Rede - Aldeias em Festa” é sempre inspirado “num elemento patrimonial imaterial de cada aldeia” e envolve a comunidade, lembra a responsável.

No ano passado, a iniciativa foi adaptada à pandemia e incluiu eventos presenciais e transmitidos em live streaming, o que permitiu “chegar a um público muito mais vasto” no país e no estrangeiro. “Nós tivemos, por exemplo, 13 países que estiverem ligados ao streaming das Aldeias Históricas de Portugal durante o período dos nossos eventos”, referiu.

A responsável disse que a infra-estruturação das Aldeias Históricas com rede de fibra ótica (no âmbito de um protocolo com a operadora Altice) e a instalação de uma rede wireless (financiada pelo Turismo de Portugal) permitem hoje “trabalhar a dimensão digital”, o que antes não era possível.

Segundo Dalila Dias, este ano, as Aldeias Históricas também tencionam concluir e lançar, em Junho, a “Carta Gastronómica das Aldeias Históricas de Portugal”.

O objectivo do projecto é fazer com que os estabelecimentos de restauração possam “pegar” no receituário gastronómico local e “trabalhar dentro do seu restaurante”.

Integram a rede das Aldeias Históricas de Portugal Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. 

NewsItem [
pubDate=2021-01-25 17:25:54.0
, url=https://www.publico.pt/2021/01/25/fugas/noticia/aldeias-historicas-preparam-festa-online-esperanca-terem-eventos-presenciais-1947825
, host=www.publico.pt
, wordCount=451
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_01_25_679595550_aldeias-historicas-preparam-festa-online-com-esperanca-de-terem-eventos-presenciais
, topics=[turismo]
, sections=[vida]
, score=0.000000]