expresso.ptexpresso.pt - 23 nov. 23:40

Cofundadora do movimento “Médicos pela Verdade” deu receita para manipular resultados de teste à covid-19

Cofundadora do movimento “Médicos pela Verdade” deu receita para manipular resultados de teste à covid-19

Dicas e conselhos eram partilhados através da aplicação Telegram, avança o “Observador”. Página “Médicos pela Verdade” é alvo de um processo da Ordem

A cofundadora do grupo “Médicos pela Verdade” e anestesiologista Maria Gomes de Oliveira terá passado receitas e dicas para manipular os resultados de testes à covid-19. A história foi avançada esta segunda-feira pelo “Observador”, que dá conta de uma série de mensagens na aplicação Telegram em que a médica se disponibilizava a ajudar quem procurava ajuda para ter resultados negativos no teste ao novo coronavírus.

Entre as várias dicas, a médica garantiu que se as fossas nasais fossem limpas regularmente e imediatamente antes de o teste ser realizado o resultado seria negativo - uma técnica refutada pelos médicos, que dizem ser muito improvável que o resultado se altere apenas devido à limpeza. Recomendou ainda o consumo de “alimentos frescos e variados com muita fruta e legumes”, jejum antes do exame, repouso, entre outras “ajudas”.

Ainda de acordo com o “Observador”, Maria Gomes de Oliveira está registada na secção Sul da Ordem dos Médicos, estando a página de desinformação que cofundou, “Médicos pela Verdade”, a ser investigada pela Ordem. A anestesiologista tem sido um dos principais rostos na crítica ao uso de máscaras e à forma de testagem.

Em resposta àquilo que dizem estar a ser “desinformação e fake news”, a Ordem dos Médicos publicou a semana passada o manual “Viver em Tempo de Covid-19”, com o objetivo de responder de forma simples a dúvidas dos cidadãos sobre a atual pandemia.

Na versão atualizada para o período outono/inverno, o documento pretende ajudar a esclarecer pontos importantes da convivência com o vírus: quais os sintomas da doença e como se diagnostica, qual a diferença entre isolamento e isolamento profilático, quais os parâmetros para se fazer parte do grupo de risco, que testes existem, como desinfetar superfícies, que cuidados se devem ter durante a quarentena, ou que precauções adotar numa ida às compras, num restaurante ou com o telemóvel.

Pode consulta AQUI o manual.

NewsItem [
pubDate=2020-11-24 00:40:58.0
, url=https://expresso.pt/coronavirus/2020-11-23-Cofundadora-do-movimento-Medicos-pela-Verdade-deu-receita-para-manipular-resultados-de-teste-a-covid-19
, host=expresso.pt
, wordCount=309
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_23_363009358_cofundadora-do-movimento-medicos-pela-verdade-deu-receita-para-manipular-resultados-de-teste-a-covid-19
, topics=[coronavírus]
, sections=[]
, score=0.000000]