www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 25 out. 13:00

O principal factor no futuro dos portugueses nos próximos anos é o resultado das eleições americanas

O principal factor no futuro dos portugueses nos próximos anos é o resultado das eleições americanas

Em Portugal há cada vez mais pequenos Trumps que querem imitar o Chefe e que, no fundo, são tão previsíveis nas suas subserviências e desejos. Estão no Chega, alguns no CDS, nos grupos radicais de direita - Opinião , Sábado.
Pode parecer estranho que, no meio de tanta crise, tanto problema, tanta solução boa ou falsa, tanta questão europeia, progressos e impasses, erros e medidas de emergência, tanta competição política, eleições várias, aquilo que penso ser o mais importante para o nosso futuro seja uma eleição presidencial americana. Mas é. É saber se Trump é derrotado ou tem um segundo mandato.

O que está em jogo nas eleições americanas é nem mais nem menos do que a democracia americana, a guerra civil nos EUA, um mundo de paz precária, mas mesmo assim dominantemente de paz, uma economia aberta e competitiva, um sistema de instituições, como a ONU, e tratados internacionais, um sistema complementar de alianças mesmo em crise, como a OTAN, mas cuja desaparição deixaria o mundo inseguro e entregue a dois ditadores, Putin e Xi, tudo isso soçobraria às mãos de um Presidente como Trump. Na verdade, já está tudo muito estragado, mas a derrota de Trump pode permitir algum remedeio. capa Assine já a Sábado digital por 1 euro para ler este artigo no ePaper ou encontre-o nas bancas a 21 de outubro de 2020.
Se já é assinante, faça login e leia o artigo diretamente no ePaper da SÁBADO.
NewsItem [
pubDate=2020-10-25 14:00:00.0
, url=https://www.sabado.pt/opiniao/cronistas/pacheco-pereira/detalhe/o-principal-factor-no-futuro-dos-portugueses-nos-proximos-anos-e-o-resultado-das-eleicoes-americanas
, host=www.sabado.pt
, wordCount=199
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_25_303741816_o-principal-factor-no-futuro-dos-portugueses-nos-proximos-anos-e-o-resultado-das-eleicoes-americanas
, topics=[pacheco pereira, opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]