expresso.ptexpresso.pt - 29 set. 08:20

Líder da tendência minoritária da direção do PS quer eleições primárias internas para decidir apoio nas presidenciais

Líder da tendência minoritária da direção do PS quer eleições primárias internas para decidir apoio nas presidenciais

Daniel Adrião, que é membro da comissão política socialista, é contra a “atitude demissionária” e o “cinismo” que seria dar aos militantes liberdade de voto na corrida a Belém, escreve o “Público”

“Se o secretário-geral e a direcção do PS têm dúvidas em relação ao apoio a Ana Gomes, a solução não é a atitude demissionária e refugiarem-se no cinismo da chamada liberdade de voto”. A frase foi dita ao “Público” por Daniel Adrião, líder da tendência minoritária da direcção e membro da comissão política do PS.

Adrião defende que os socialistas façam umas eleições primárias para decidir quem apoiar na corrida ao cargo de Presidente, um processo onde militantes e simpatizantes possam escolher entre o apoio a Ana Gomes ou a outro pré-candidato que se perfile. Desta forma, diz, a direção socialista estaria a “confiar a decisão à base social de apoio do partido”.

Se mais ninguém se chegar à frente além da ex-eurodeputada, Adrião defende que a direcção do partido deve fazer um referendo interno aos militantes, perguntando se deve apoiar a candidata ou dar liberdade de voto. “Havendo só um candidato socialista, dar liberdade de voto é abrir a porta a que militantes apoiem um candidato que não é da sua área política”, disse Adrião ao jornal, defendendo que “não deve haver liberdade de voto”.

Daniel Adrião vai defender a sua proposta a 26 de outubro, na reunião da comissão política do PS, em que será discutida a posição a assumir pelo partido face às eleições presidenciais de janeiro de 2021.

NewsItem [
pubDate=2020-09-29 09:20:42.0
, url=https://expresso.pt/politica/2020-09-29-Lider-da-tendencia-minoritaria-da-direcao-do-PS-quer-eleicoes-primarias-internas-para-decidir-apoio-nas-presidenciais
, host=expresso.pt
, wordCount=219
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_29_1055523952_lider-da-tendencia-minoritaria-da-direcao-do-ps-quer-eleicoes-primarias-internas-para-decidir-apoio-nas-presidenciais
, topics=[política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]