www.publico.ptpublico.pt - 28 set. 21:05

Algarve lança novo “Guia de Percursos Pedestres”: são 51 caminhadas pela região

Algarve lança novo “Guia de Percursos Pedestres”: são 51 caminhadas pela região

É um grande guia para grandes e pequenos passeios pela Natureza algarvia: em 244 páginas, o guia, disponível online, resume o que se precisa saber para caminhar por 47 percursos e quatro grandes rotas, do mar ao rio e às serras.

Do percurso dos Sete Vales Suspensos pelas falésias de Lagoa, que se tornou um pouco mais célebre ao ser destacado pela European Best Destinations como um dos melhores da Europa, a caminhadas da Bordeira até ao Mar​​, pela Endiabrada e os seus Lagos Escondidos​, ao Caminho dos Promontórios ou Trilho das Cascatas ou até Cerro Acima, Cerro Abaixo. Perto do mar ou serpenteando pelas serras, há 51 percursos (47 deles ​até 30 quilómetros) no novo Guia de Percursos Pedestres do Algarve.

É um guia “para quem preza o contacto com a Natureza e gosta de aventurar-se ao ar livre, em família ou com amigos, ou simplesmente passear sozinho, por entre serras, bosques, dunas, falésias, lagos e rios”, resume o Turismo do Algarve, responsável pela publicação, que se segue a um guia para descobrir a natureza algarvia com os mais pequenos

O guia é muito completo, somando 244 páginas e incluindo mais 14 caminhadas que a edição interior. Inclui as informações da região, os conselhos aos caminhantes (nomeadamente vestuário ou equipamento), fichas e mapas, listas de espécies que podem ser avistadas e contactos úteis, além de, claro, informação e fotos de cada percurso e dados como a distância total a percorrer, a duração média e características ou época aconselhada para a visita.

O convite é para partir à descoberta do “riquíssimo património natural e edificado do Algarve e da sua diversidade paisagística”. Há pelo menos um percurso por cada concelho e geográfica e tematicamente divide-se pela Costa Vicentina, Litoral Sul, Barrocal, Serra, Guadiana e as Grandes Rotas. 

Nestas últimas, temos quatro: a Via Algarviana com cerca de 300 km, pedestre e ciclável, de Alcoutim ao Cabo de São Vicente; a parte algarvia da Rota Vicentina, que com mais de 500km e começando no Alentejo, tem na região percursos entre Odeceixe e Cabo de São Vicente, já se estendendo daqui a Lagos; a Grande Rota do Guadiana, que se fica pelos 65km entre Alcoutim a Vila Real de António; e o Percurso Descoberta, um circular de 45km na Serra do Caldeirão.

Por toda a região, há de tudo: de caminhos de terra a troços empedrados e passadiços, de mergulhos no mar e alguma adrenalina aqui e ali nas falésias ao descanso (tirando para as pernas) do rio e dos passeios serrenhos, de sapais e moinhos a velhas igrejas e aldeias que parecem encontrar-se por acaso.

PÚBLICO - Foto A capa do novo guia DR

Segundo o Turismo do Algarve, os percursos incluídos respeitaram critérios como o “estado de conservação, a segurança, a existência de material de divulgação, de painéis de informação e sinalética, a presença de valores naturais, paisagísticos e culturais relevantes” ou, até, “a existência de singularidades”. 

O guia está disponível em versão pdf, gratuitamente, no site do Turismo do Algarve.

NewsItem [
pubDate=2020-09-28 22:05:41.0
, url=https://www.publico.pt/2020/09/28/fugas/noticia/algarve-lanca-novo-guia-percursos-pedestres-sao-51-caminhadas-regiao-1933189
, host=www.publico.pt
, wordCount=455
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_28_1950389377_algarve-lanca-novo-guia-de-percursos-pedestres-sao-51-caminhadas-pela-regiao
, topics=[turismo]
, sections=[vida]
, score=0.000000]