eco.sapo.pteco.sapo.pt - 27 set. 12:09

“Compromissos do Estado são para ser cumpridos”, diz presidente da APB sobre Novo Banco

“Compromissos do Estado são para ser cumpridos”, diz presidente da APB sobre Novo Banco

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos defende que, havendo um contrato que prevê injeções do Fundo de Resolução no Novo Banco, este deve ser cumprido para não prejudicar a reputação do país.

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) defende que o Fundo de Resolução deve continuar a injetar dinheiro no Novo Banco, porque “os compromissos do Estado são para ser cumpridos”. Em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, Faria de Oliveira afirma que, havendo um contrato que preveja essas injeções, um incumprimento seria “extremamente negativo” para a reputação de Portugal.

Os compromissos do Estado são para ser cumpridos. E havendo um compromisso assumido, através de um contrato, o seu não cumprimento em termos de reputação de um país é extraordinariamente negativo”, respondeu o presidente da APB, quando questionado sobre os pagamentos do Fundo de Resolução ao Novo Banco. Faria Oliveira disse ainda que gostava que “fossem ultrapassadas as divergências e a disputa política” em torno deste tema.

Sobre as declarações de Rui Rio, quando questionou se havia créditos do Novo Banco “vendidos completamente ao desbarato”, o presidente da APB preferiu não se pronunciar. Contudo, referiu que “aquilo que parece ser evidente até agora é que o conjunto de ativos de má qualidade que estavam no Banco Espírito Santo (BES) era muito superior ao que foi avaliado na altura da resolução”, o que acaba por trazer “dificuldades adicionais à gestão”.

NewsItem [
pubDate=2020-09-27 13:09:24.0
, url=https://eco.sapo.pt/2020/09/27/os-compromissos-do-estado-sao-para-ser-cumpridos-diz-presidente-da-apb-sobre-injecoes-no-novo-banco/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=206
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_27_363927871_-compromissos-do-estado-sao-para-ser-cumpridos-diz-presidente-da-apb-sobre-novo-banco
, topics=[banca]
, sections=[economia]
, score=0.000000]