www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 5 ago. 17:00

À descoberta da Costa Vicentina

À descoberta da Costa Vicentina

Especial Costa Vicentina: o que há de novo, as praias a não perder e as histórias de algumas figuras da região. E ainda: entrevista de vida a Ana Bustorff, uma atriz que não gosta de tirar fotos; os casos rocambolescos nas lojas em tempos de Covid-19 – há quem experimente roupa no corredor - Opinião , Sábado.
Durante quatro dias, os quatro repórteres da SÁBADO fizeram 150 quilómetros para percorrer a Costa Vicentina, em duas road trips que os levaram de Sines a Sagres. Catarina Moura, Paulo Barriga, Raquel Wise e Mariline Alves descobriram novos hotéis e restaurantes, e aproveitam ainda para sugerir praias ou outros locais de interesse.

O jornalista Paulo Barriga (à dir.ª) com o agricultor Xavier Oliveira, na Ponta do Cavaleiro, junto ao farol do cabo Sardão

Entrevistaram também algumas figuras da região: é o caso de Inês Viana, a presidente da associação de artesãos de Odemira, que faz peças de olaria e está ligada ao PESCARTE, o projeto que junta artesãos e pescadores na criação de peças feitas com materiais desperdiçados; ou de António Ferreira, antigo publicitário que vivia no Estoril e mudou-se para a aldeia de Pedralva, que estava abandonada e agora transformou-se num turismo rural com dezenas de casas.

Uma atriz que não gosta de fotos
Com uma carreira de 40 anos, Ana Bustorff nunca se importou com cenas de nudez. Diz que "o corpo é o trabalho do ator" e não gosta de recorrer aos truques das filmagens, como usar cuecas cor de carne. Mas não se sente confortável a fazer fotografias. "Esta é a parte de que gosto menos", confessou, durante a sessão para a SÁBADO, no jardim da Estrela, em Lisboa, depois de falar durante mais de duas horas com a subeditora Vanda Marques.

Nesta entrevista, Ana Bustorff, que recorreu às vezes ao tabaco de enrolar (que traz consigo), revela que tanto faz teatro como televisão – por exemplo, diz que lhe deu grande gozo entrar nos Malucos do Riso. E recorda a luta contra o cancro da bexiga – há sete anos – e como sempre trabalhou ao longo dos tratamentos de quimioterapia. Aliás, o trabalho de atriz, que define como vício, ajudou-a nessa fase complicada.

Vanda Marques conversou durante mais de duas horas com a atriz Ana Bustorff. A entrevista decorreu no jardim da Estrela, em Lisboa

Sem máscaras e sem roupa
As pessoas estão a cumprir as novas normas de segurança nos espaços comerciais? Foi isso que a jornalista Raquel Lito foi averiguar, numa ronda por várias lojas da Grande Lisboa – e logo no primeiro dia, ao visitar alguns locais na Rua Morais Soares (uma zona com muito comércio de bairro e grande densidade populacional) descobriu um caso insólito: numa pastelaria, um agente da polícia municipal entrou sem máscara. Como só ia beber um café, não o podia fazer com a boca tapada, justificou-se.

Os comerciantes queixam-se de que há muita gente que retira a máscara (desculpam-se com o calor ou com problemas respiratórios) – e os idosos são os mais incumpridores. Como os provadores das lojas estão fechados por questões de higiene, há quem experimente calças ou T-shirts no corredor (não se importando de ficar em roupa interior). E muita gente entra lá, em especial nos centros comerciais, só para desinfetar as mãos com álcool gel, mesmo não tencionando comprar nada.
NewsItem [
pubDate=2020-08-05 18:00:00.0
, url=https://www.sabado.pt/opiniao/bastidores/detalhe/a-descoberta-da-costa-vicentina
, host=www.sabado.pt
, wordCount=488
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_08_05_999492605_a-descoberta-da-costa-vicentina
, topics=[opinião, bastidores]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]