expresso.ptexpresso.pt - 29 mai. 16:29

A Justiça sob a lei da máscara

A Justiça sob a lei da máscara

Há juízes que não vão voltar aos tribunais porque integram grupos de risco, salas que não vão abrir por falta de espaço e julgamentos feitos na cadeia. Mas mesmo assim está “tudo pronto” para o desconfinamento

Há uma nova lei a imperar nas salas de audiência dos tribunais portugueses: a da máscara, que obriga todos os intervenientes nos processos judicias a usar proteção contra o novo coronavírus assim que entram num tribunal. Na última quarta-feira, a sala grande do Campus da Justiça, em Lisboa, era a imagem exata de como os julgamentos vão passar a funcionar depois de o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa ter promulgado o diploma que vai desconfinar os tribunais portugueses e acabar com a suspensão dos prazos processuais: todos os presentes — dos advogados aos juízes, passando pelos oficiais de justiça e pelos arguidos — usavam máscaras de proteção para evitar o contágio de covid 19 e estavam sentados a uns mal medidos dois metros de distância. No início, as máscaras estão impecavelmente postas, a tapar o nariz e a boca; mas com o decorrer do tempo, entra em ação outra lei, a da gravidade, que associada ao calor e à dificuldade em respirar puxa a máscara para baixo, deixando o nariz de fora.

A advogada de um dos arguidos acusados de planearem e executarem o apagão informático do 25 de abril de 2015 tentava interrogar o inspetor da PJ responsável pela investigação que levou à detenção do grupo de hackers. Mas como o microfone não estava a funcionar bem, as perguntas não se ouviam e a advogada tentou a sorte: “Posso tirar a máscara?”

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

NewsItem [
pubDate=2020-05-29 17:29:27.0
, url=https://expresso.pt/sociedade/2020-05-29-A-Justica-sob-a-lei-da-mascara
, host=expresso.pt
, wordCount=291
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_05_29_1877583296_a-justica-sob-a-lei-da-mascara
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]