www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 30 mar. 13:41

Fundador da easyJet ameaça despedir administradores se não cancelarem encomenda à Airbus

Fundador da easyJet ameaça despedir administradores se não cancelarem encomenda à Airbus

O fundador e maior acionista da easyJet ameaça despedir os administradores não-executivos se a companhia aérea low cost não cancelar uma encomenda de 5 mil milhões de euros à Airbus. - Empresas , Jornal de Negócios.

O fundador e maior acionista da easyJet, Stelios Haji-Ioannou, ameaça despedir os administradores não-executivos se a companhia aérea low cost não cancelar uma encomenda de 5 mil milhões de euros à Airbus, avança esta segunda-feira a Sky News.

A estação de televisão cita uma carta enviada à administração da empresa a que teve acesso.

De acordo com a estação televisiva, o fundador da companhia aérea ameaça despedir um administrador não-executivo a cada sete semanas caso a easyJet não cancele a encomenda de 107 novos aviões da Airbus no valor de cinco mil milhões de euros.

Haji-Ioannou considera que a encomenda das novas aeronaves à Airbus é "o principal risco para a sobrevivência da easyJet". "O compromisso de pagar cinco mil milhões de euros à Airbus torna irrisório a atual capitalização bolsista da easyJet, de 2,7 mil milhões de euros", acrescenta, indicando que a companhia low cost deverá invocar "motivo de força maior" para cancelar a encomenda.

Caso a empresa não consiga cancelar o negócio, o fundador indica que irá convocar assembleias-gerais extraordinárias a cada sete semanas para despedir administradores não-executivos.

O conselho de administração da empresa respondeu através de um comunicado onde refere que está a "suprimir custos e despesa não essencial a todos os níveis". "Estamos a trabalhar com os fornecedores para adiar e reduzir os pagamentos, incluindo a aquisição de aviões", indica o comunicado.

Haji-Ioannou contradisse o CEO da empresa, Johan Lundgren, que pediu apoios estatais. O fundador da empresa defende que "seria um abuso do dinheiro dos contribuintes obter empréstimos para pagar à Airbus por um investimento não lucrativo em 107 aviões. Deveremos fazer um aumento de capital".

A companhia aérea suspendeu por completo os voos por tempo indeterminado.
NewsItem [
pubDate=2020-03-30 14:41:40.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/fundador-da-easyjet-ameaca-despedir-administradores-se-nao-cancelarem-encomenda-a-airbus
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=274
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_03_30_17814584_fundador-da-easyjet-ameaca-despedir-administradores-se-nao-cancelarem-encomenda-a-airbus
, topics=[cancelar, airbus, aviões, aviação, encomendas, stelios haji-ioannou, easyjet]
, sections=[economia]
, score=0.000000]