www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 30 mar. 11:13

Deco. Ginásios impedidos de cobrar totalidade da mensalidade

Deco. Ginásios impedidos de cobrar totalidade da mensalidade

A Deco lembra que caso o sócio queira rescindir o contrato e tenha uma cláusula de fidelização terá de indemnizar o ginásio.

Os ginásios, encerrados desde 19 de março devido à pandemia do novo coronavírus, não podem cobrar aos clientes a totalidade da mensalidade. Segundo a Deco, as propostas dos clubes de oferecerem descontos para os meses posteriores ao confinamento social têm de ser aceites pelos clientes e não pode ser cobrada a mensalidade total, avança o Jornal de Notícias.

A SC Fitness, que explora as marcas Solinca, Pump e One, deixou de cobrar as mensalidades quando encerrou os espaços. Já a VivaGym, Fitness Hut e Holmes Place procuraram convencer os sócios a não suspender as adesões oferecendo descontos até ao final do ano. Estas cadeias, assim como outros pequenos operadores, estão a disponibilizar aulas virtuais.

Para a Deco, esta solução é legal, mas tem de ser aceite pelo cliente. A associação de defesa do consumidor lembra que caso o sócio queira rescindir o contrato e tenha uma cláusula de fidelização terá de indemnizar o ginásio.

Como explica Ana Sofia Ferreira, coordenadora do Gabinete de Apoio ao Consumidor da Deco, se o contrato de fidelização tiver sido feito nos moldes legais e com benefício para o cliente, “a não prestação de serviço não acontece por incumprimento ou responsabilidade do prestador, uma vez que foi uma situação que foi decretada, relacionada com a saúde pública, e como tal não é uma situação de incumprimento”.

NewsItem [
pubDate=2020-03-30 12:13:18.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/economia/deco-ginasios-impedidos-de-cobrar-totalidade-da-mensalidade/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=218
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_03_30_1027936248_deco-ginasios-impedidos-de-cobrar-totalidade-da-mensalidade
, topics=[economia, coronavírus]
, sections=[economia]
, score=0.000000]