expresso.ptexpresso.pt - 23 fev. 18:44

É uma estrela? Um avião? Não, é um satélite de Elon Musk

É uma estrela? Um avião? Não, é um satélite de Elon Musk

O fundador da Space X e presidente da Tesla quer lançar-se no negócio da Internet e conseguiu autorização para lançar 12 mil satélites durante esta década. Os primeiros 300 já andam à volta da Terra. E são tão brilhantes que estão a interferir com as imagens capturadas pelos telescópios. Com cada vez mais empresas a lançarem-se na exploração espacial, o céu tal como o conhecemos pode nunca mais ser o mesmo

Por agora são ‘apenas’ 300 satélites, mas a ideia é que o número aumente a cada mês que passa com o lançamento de conjuntos de 60 aparelhos, até se atingir os 12 mil satélites em órbita em meados desta década. Dentro de alguns anos poderão totalizar 40 mil. É este o plano de Elon Musk, o multimilionário sul-africano dono da Tesla e fundador da Space X, para que a internet de alta velocidade chegue a todos os sítios do mundo onde ainda não existe ou é lenta ou muito cara.

Esta megaconstelação está em construção acelerada desde que arrancou, em maio de 2019. Na passada segunda-feira realizou-se o último lançamento a bordo do foguetão Falcon 9, da Space X, a partir de Cabo Canaveral, na Florida. O próximo pode ocorrer dentro de duas semanas. Se pensarmos que neste momento existem cinco mil satélites a girar à volta da Terra (1900 ativos), facilmente se tem a noção da dimensão do projeto de Musk e do impacto que pode ter.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

NewsItem [
pubDate=2020-02-23 19:44:47.0
, url=https://expresso.pt/sociedade/2020-02-23-E-uma-estrela--Um-aviao--Nao-e-um-satelite-de-Elon-Musk
, host=expresso.pt
, wordCount=226
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_02_23_825808181_e-uma-estrela-um-aviao-nao-e-um-satelite-de-elon-musk
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]