www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 23 fev. 21:09

Lufthansa negoceia compra da TAP com Neeleman

Lufthansa negoceia compra da TAP com Neeleman

A transportadora aérea alemã encontra-se neste processo de aquisição em parceria com a norte-americana United Airlines. - Empresas , Jornal de Negócios.

A Lufthansa está a negociar com David Neeleman a compra da posição que este possui na TAP através da Atlantic Gateway. A transportadora aérea alemã encontra-se neste processo de aquisição em parceria com a norte-americana United Airlines. Ambas as companhias fazem parte da Star Alliance, a aliança aérea onde a companhia aérea nacional também está integrada.

As negociações entre as partes, segundo o Negócios sabe, estão bem encaminhadas e poderão também servir para colocar um ponto final no mal estar evidente que existe entre o Governo e David Neeleman, sobretudo depois da polémica decisão de atribuir prémios desempenho às chefias o ano passado.

Em cima da mesa estão duas hipóteses, a da Lufthansa e United comprarem a posição de 50% que David Neeleman controla na Atlantic Gateway, que por sua vez detém 45% da TAP, ou de adquirir a totalidade da posição na mesma, o que passaria por negociar também a aquisição da participação de 50% detida por Humberto Pedrosa.

Esta aproximação entre a Lufthansa, United e David Neeleman foi parcialmente revelada este domingo por Luís Marques no seu comentário semanal na SIC que o Negócios também publica. “As negociações entre Neeleman e uma grande companhia aérea europeia para a venda da sua posição na TAP estão muito avançadas. É certo que ainda não estão fechadas, mas estão muito avançadas”, afirmou Marques Mendes

Na passada semana a TAP divulgou as contas relativas a 2019, ano em que registou um prejuízo de 105,5 milhões de euros. Pedro Nuno Santos, o ministro que tutela esta aérea mostrou-se desagrado com os resultados considerando que a empresa já devia estar a dar lucro .

Companhia aérea alemã vai fazer uma parceria com a norte-americana United para adquirir a posição de Neeleman.
NewsItem [
pubDate=2020-02-23 22:09:18.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/lufthansa-negoceia-compra-da-tap-com-neeleman
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=282
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_02_23_1849872090_lufthansa-negoceia-compra-da-tap-com-neeleman
, topics=[luthtansa, tap, david neeleman, aviação, star alliance]
, sections=[economia]
, score=0.000000]