expresso.ptexpresso.pt - 23 fev. 18:45

41% dos portugueses sentem-se aquém das suas expectativas

41% dos portugueses sentem-se aquém das suas expectativas

É no nível de rendimentos que está a maior frustração. Emprego e habitação são os grandes travões da mobilidade social

Quatro em cada 10 portugueses (41%) sentem-se longe das expectativas que tinham para a fase da vida em que estão. Ganham menos do que esperavam, têm um emprego mais instável ou dependem da ajuda financeira da família — são esses os principais motivos. A sensação de ‘estar aquém’ é partilhada por 40% dos jovens dos 25 aos 34 anos, mas também por quase metade da geração dos pais (47%), que viram as suas carreiras andar para trás e as vidas dos filhos deixar de andar para a frente por causa da crise. É esta uma das conclusões do estudo realizado pelo C-Lab (The Consumer Intelligence Lab), projeto que estuda o comportamento dos consumidores portugueses e serve de guia para algumas das principais marcas nacionais anteciparem tendências.

“Considera-se ‘aquém’ a pessoa que investiu na sua formação sem ter alcançado, ou tendo perdido, as condições de vida a que se propôs, segundo várias determinantes de lugar social: profissão ou trabalho, rendimento, conforto material, projeto fami­liar, emancipação dos filhos e autonomia financeira”, define o estudo “Vidas Aquém”, com base num inquérito feito online a 997 indivíduos com idade igual ou superior a 25 anos.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

NewsItem [
pubDate=2020-02-23 19:45:29.0
, url=https://expresso.pt/sociedade/2020-02-23-41-dos-portugueses-sentem-se-aquem-das-suas-expectativas
, host=expresso.pt
, wordCount=249
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_02_23_1746856716_41-dos-portugueses-sentem-se-aquem-das-suas-expectativas
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]