expresso.ptexpresso.pt - 28 jan. 08:36

Luanda Leaks. Justiça angolana já pediu ajuda formal a Portugal

Luanda Leaks. Justiça angolana já pediu ajuda formal a Portugal

Pedido formal surge cinco dias depois de o procurador-geral da República angolano, Hélder Pitta Grós, ter passado por Lisboa

Angola já pediu ajuda formal a Portugal no processo judicial aberto em mar��o de 2018 contra Isabel dos Santos, constituída arguida por má gestão e desvio de fundos durante a sua passagem pela Sonangol, avança o “Público” esta terça-feira.

Esta notícia surge cinco dias depois de o procurador-geral da República angolano, Hélder Pitta Grós, passar por Lisboa, onde se encontrou com a homóloga portuguesa, Lucília Gago

“Relativamente à matéria ‘Luanda Leaks’, confirma-se a receção de pedidos de cooperação judiciária internacional em matéria penal. Neste, como em todos os outros casos, dar-se-á seguimento aos pedidos de cooperação judiciária internacional”, disse esta fonte do Ministério Público português ao jornal.

Esta confirmação pressupõe que o MP angolano já tenha enviado para o congénere português uma carta rogatória a detalhar as diligências que quer solicitar e que podem incluir a audição de testemunhas, a constituição de arguidos, a recolha de elementos documentais e bancários ou a apreensão de bens.

NewsItem [
pubDate=2020-01-28 09:36:45.0
, url=https://expresso.pt/luanda-leaks/2020-01-28-Luanda-Leaks.-Justica-angolana-ja-pediu-ajuda-formal-a-Portugal
, host=expresso.pt
, wordCount=154
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_01_28_1331484793_luanda-leaks-justica-angolana-ja-pediu-ajuda-formal-a-portugal
, topics=[luanda leaks]
, sections=[]
, score=0.000000]