www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 27 jan. 18:30

Ex-administrador do BPN abandona cargos na Parpública

Ex-administrador do BPN abandona cargos na Parpública

Fragoso de Sousa abdicou do cargo de vogal não executivo do conselho de administração da Parpública, bem como do cargo de presidente da comissão de auditoria, para os quais fora eleito para o mandato 2017-2019. - Empresas , Máxima.

José Manuel Fragoso de Sousa, que atraiu atenção mediática enquanto ex-administrador do BPN, renunciou aos cargos de gestão e administração que detinha na Parpública – Participações Públicas.

Fragoso de Sousa abdicou do cargo de vogal não executivo do conselho de administração da Parpública, bem como do cargo de presidente da comissão de auditoria, para os quais fora eleito para o mandato 2017-2019, de acordo com a informação publicada esta segunda-feira, 27 de janeiro, no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A comissão de auditoria da Parpública, que era liderada por Miguel Cruz, passou a ser presidida por José Manuel Fragoso de Sousa a 31 de julho de 2019, nomeado administrador não executivo da empresa pública. O novo presidente foi eleito em 2019 para o mandato que teve início em 2017, data na qual a comissão de auditoria estava incompleta, o que impedia a nomeação de um novo revisor oficial de contas. Mantinha-se, até então, o mesmo responsável pelas contas que devia ter cessado o respetivo mandato em 2015.

Fragoso de Sousa trabalha como gestor na JM&ML Consulting, segundo a informação que consta da página de Linkedin do próprio. Antes, fez parte da administração do Banco Português de Negócios, agora Eurobic, entre 2001 e 2006.

No âmbito da sua inquirição como testemunha em tribunal no processo BPN, Fragoso de Sousa disse que aguentou no banco "até ao dia em que o presidente [Oliveira e Costa] disse que já não me podia aturar e não me ia nomear".

Fragoso de Sousa recusou-se, em 2005, a assinar as contas de 2005, alegando não lhe terem sido explicados os valores do crédito vencido do BPN, dizendo, ainda, que sempre demonstrou reservas em relação às contas.

NewsItem [
pubDate=2020-01-27 19:30:50.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/ex-administrador-do-bpn-abandona-cargos-na-parpublica
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=279
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_01_27_1565489143_ex-administrador-do-bpn-abandona-cargos-na-parpublica
, topics=[parpública, bpn, ex-administrador, informação sobre empresas, públicas, empresas, economia, negócios e finanças, josé manuel fragoso de sousa, serviços financeiros]
, sections=[economia]
, score=0.000000]