pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 7 dez. 22:00

Como identificar se o seu filho é vítima de cyberbullying?

Como identificar se o seu filho é vítima de cyberbullying?

O cyberbullying não é um problema de agora. No entanto, tem vindo a ganhar força com todos os canais de comunicações digitais que temos à disposição. Sabe como identificar se o seu filho é vítima de cyberbullying?

Hoje deixamos algumas dicas que o podemos ajudar a identificar o problema.

O cyberbullying não é de modo algum um novo fenómeno. Na verdade, o termo foi adicionado ao Oxford Dictionary em 2011. No entanto, como a tecnologia está já presente em quase todas as facetas das nossas vidas, a ameaça de assédio on-line está a tornar-se cada vez mais predominante.

É também cada vez mais comum as crianças em idade escolar terem smartphones, o que geralmente leva também à criação de perfis nas redes sociais.

O assédio on-line é continuamente mencionado como crescente, e um em cada três pais em todo o mundo conhecem uma criança na sua comunidade que sofreu de cyberbullying. Essa forma de bullying pode ser ainda mais prejudicial do que o bullying em pessoa e pode afetar as vítimas até à idade adulta.

Dito isto, nem sempre é fácil distinguir entre problemas comuns da infância ou adolescência e possíveis sinais de que o seu filho está a ser vítima de cyberbullying. Para ajudar, deixamos aqui alguns sinais de alerta que podem indicar que o seu filho está (de facto) a ser vítima de cyberbullying

Alterações físicas inexplicáveis

A primeira coisa a observar são as mudanças físicas visíveis. Embora esse não seja um sinal infalível de cyberbullying, se o seu filho perder peso ou apetite de forma repentina, tiver problemas para dormir durante a noite ou parecer stressado pela manhã, vale a pena ter uma conversa com ele para perceber se está tudo bem.

Desculpas para não ir à escola

Da mesma forma, se o seu filho fingir estar regularmente doente para evitar ir à escola, isso também pode ser um indicador de um problema.

Quase todas as crianças usam desculpas para não ir à escola de tempos em tempos, mas se isso se tornar um hábito ou se ocorrer por demasiado tempo, poderá ser indício de um problema mais sério, como seja o medo de confrontar alguém que receia.

Alterações de humor

Fique atento ao nervosismo percetível, mudanças repentinas de humor e respostas demasiado rápidas às suas perguntas. Estas podem ser características comumente associadas a adolescentes mal-humorados e não indicam necessariamente que o seu filho está a ser assediado, mas se as mudanças de humor forem acompanhadas regularmente por respostas petulantes e reações nervosas, talvez seja altura de verificar se está tudo bem. Respostas como ��boa” ou “na boa” não devem ser consideradas satisfatórias pelos pais – nem sempre significam que está tudo bem.

Apagar as contas das redes sociais

Que soe o alarme na sua cabeça se o seu filho apagar as suas contas nas redes sociais. Numa época em que os jovens investem muito tempo na construção da sua presença digital, principalmente nas redes sociais, a exclusão abrupta de uma conta deve acionar um alarme.

Pode ser muito assustador para as crianças falarem sobre as suas experiências ou admitirem que estão a ser intimidadas, e é por isso que é importante que os pais consigam identificar se o filho é vítima de abuso ou assédio on-line. Preste muita atenção ao comportamento do seu filho e, se necessário, esteja pronto para oferecer uma ajuda.

Perda de interesse

De repente, há uma perda abrupta de interesse por um hobby ou paixão. O seu filho adora jogar futebol ou tocar viola, mas de repente perdeu todo o interesse? Isso também pode ser um sinal de que a enfrentar dificuldades.

Da mesma forma, se o seu filho começar a distanciar-se da família e dos amigos, isso pode ser também uma indicação de que está a passar por um momento difícil.

O Pplware agradece à ESET a produção deste artigo

NewsItem [
pubDate=2019-12-07 23:00:27.0
, url=https://pplware.sapo.pt/internet/como-identificar-se-o-seu-filho-e-vitima-de-cyberbullying/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=590
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_12_07_1183730855_como-identificar-se-o-seu-filho-e-vitima-de-cyberbullying
, topics=[cyberbullying, tecnologia, eset, internet]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]