pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 23 out. 16:58

Carlsberg, provavelmente a melhor garrafa de cerveja em papel do mundo

Carlsberg, provavelmente a melhor garrafa de cerveja em papel do mundo

A Carlsberg lançou a primeira garrafa de cerveja em papel do mundo. Assim, para que a cerveja não perca o paladar característico, esta garrafa é produzida com fibras de madeira sustentáveis e recicláveis.

O mundo parece que já não quer o plástico e o vidro também pode não ser a opção de futuro. Um destes exemplos chega-nos da Carlsberg. A marca dinamarquesa lançou a primeira garrafa de cerveja em papel do mundo. Assim, para que a cerveja mantenha o paladar característico, esta garrafa é produzida com fibras de madeira sustentáveis e recicláveis.

A garrafa faz parte da iniciativa Together Towards Zero da Carlsberg, que inclui o compromisso de alcançar zero emissões de carbono e uma redução de 30% na sua “pegada de carbono total da cadeia de valor” até 2030.

Carlsberg apresentou dois protótipos de garrafa de papel

Conforme a informação disponibilizada, a Carlsberg revelou dois novos protótipos para a sua Garrafa de Fibra Verde. Ambos são feitos de fibras de madeira de origem sustentável, totalmente recicláveis e têm uma barreira interna que permite que as garrafas contenham cerveja. Assim, um protótipo utiliza uma barreira fina de película de polímero PET reciclado. Por sua vez, o outro usa uma barreira de película de polímero PEF 100% bio-baseada.

Estes protótipos serão usados para testar a tecnologia de contenção à medida que a Carlsberg procura uma solução para alcançar a sua ambição final. Dessa forma, a empresa quer ter uma garrafa 100% bio-baseada sem polímeros.

Continuamos a inovar em todos os nossos formatos de embalagem e, até agora, estamos satisfeitos com o progresso que fizemos na Garrafa de Fibra Verde. Embora ainda não estejamos completamente lá, os dois protótipos são um passo importante para a realização da nossa maior ambição de trazer esta inovação para o mercado. A inovação leva tempo e continuaremos a colaborar com especialistas líderes para superar os desafios técnicos remanescentes, tal como fizemos com o nosso Snap Pack de redução de plástico.

Explicou Myriam Shingleton, Vice Presidente de Desenvolvimento de Grupo do Grupo Carlsberg.

Garrafa de Fibra Verde – Projeto que teve início em 2015

A Carlsberg iniciou o projeto para desenvolver uma garrafa feita de fibras de madeira de fonte sustentável em 2015. Assim, juntaram-se também várias empresas e instituições. Estas estão a colaborar com a Carlsberg, em vários níveis. Entre essas instituições está, por exemplo, a Universidade Técnica da Dinamarca.

A cervejeira será agora acompanhada pela The Coca-Cola Company, The Absolut Company e L’Oréal numa comunidade de garrafas de papel. A comunidade une as principais empresas e especialistas globais com a visão de promover embalagens sustentáveis. Dessa forma, oferece produtos de alta qualidade com impacto ambiental reduzido.

Menos cerveja em embalagens com plástico

Inegavelmente, o foco da Carlsberg em inovações de embalagens sustentáveis não é novo. De acordo com a história, em 2018, a cervejeira dinamarquesa lançou uma série de inovações em embalagens, incluindo filme retrátil reciclado, tinta de rótulo mais verde e o inovador Snap Pack, que substitui a embalagem de plástico em torno das suas seis embalagens, por uma solução que cola as latas umas às outras.

Em suma, as melhorias nas embalagens da marca fazem parte do seu processo de longa data. Sempre mostraram melhoramentos e inovação, incluindo o desenvolvimento de descobertas científicas, como a levedura pura e a escala de pH.

Inteligência Artificial também já produz cerveja

NewsItem [
pubDate=2019-10-23 17:58:43.0
, url=https://pplware.sapo.pt/ciencia/carlsberg-apresenta-a-primeira-garrafa-de-papel-de-cerveja-do-mundo/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=512
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_10_23_464354658_carlsberg-provavelmente-a-melhor-garrafa-de-cerveja-em-papel-do-mundo
, topics=[tecnologia, ambiente, cerveja, ciência, garrafa de papel, carlsberg]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]