www.vidaeconomica.ptvidaeconomica.pt - 23 out. 15:23

Bridgestone contribui para melhorar acessibilidade em calçadas

Bridgestone contribui para melhorar acessibilidade em calçadas

Um grupo de cooperação japonês desenvolveu um novo design para piso de calçada que permite que os autocarros se aproximem mais do passeio, melhorando, assim, a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. Os parceiros são a Bridgestone, a Universidade Nacional de Yokohama, a Associação de Planeamento de Transportes do Japão e a companhia de saúde Advance Co Ltd.
O passeio desenvolvido pelas partes tem um design com uma curva especialmente desenvolvida que interage mais suavemente com a forma do pneu, diminuindo o desgaste lateral e a vibração. Pode ainda ser personalizado para se adaptar a vários veículos e diversas medidas de pneus que têm acesso a partes específicas da calçada. O resultado é um espaço significativamente menor entre o piso do passeio e a entrada do autocarro, o que proporciona maior facilidade e segurança no embarque e desembarque dos passageiros, especialmente no caso em pessoas de cadeiras de rodas, carrinhos de bebé e idosos. O novo sistema de embarque sem obstáculos foi introduzido inicialmente em Okayama, no Japão, em Junho último, e está agora a ser adotado pelo Governo Metropolitano de Tóquio. A primeira instalação deverá estar concluída em Fevereiro de 2020 na Vila Olímpica e Paralímpica de Tóquio 2020, dos quais a Bridgestone é um dos parceiros. A instalação terá cerca de 395 metros, projetada para acomodar uma variedade de medidas de veículos e pneus.  A Bridgestone continua a trabalhar com o Governo Metropolitano de Tóquio e com outras áreas metropolitanas para identificar locais futuros para a instalação da nova solução para beneficiar as pessoas no Japão depois de Tóquio 2020. “A Bridgestone foi fundada com uma missão de servir a sociedade e concretizamos isso mesmo todos os dias através dos nossos esforços para melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas”, afirma, em comunicado, Masaaki Tsuya, presidente e CEO do construtor de pneus.
NewsItem [
pubDate=2019-10-23 16:23:55.0
, url=http://www.vidaeconomica.pt/vida-economica-1/publicacoes/edicao-num-1804-do-vida-economica-de-18102019/suplemento-aran-da-edicao-no-1804-da-edicao-vida-economica/bridgestone-contribui-para-melhorar-acessibilidade-em-calcadas
, host=www.vidaeconomica.pt
, wordCount=251
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_10_23_1718124532_bridgestone-contribui-para-melhorar-acessibilidade-em-calcadas
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]