expresso.ptexpresso.pt - 19 out. 20:21

Trump decide realizar cimeira do G7 num dos seus próprios resorts de golfe

Trump decide realizar cimeira do G7 num dos seus próprios resorts de golfe

Um exemplo aparentemente flagrante de lucro pessoal a obter pelo titular da Presidência dos EUA no exercício do seu cargo é defendido como a solução mais prática, senão a única possível...

É o que os americanos chamam 'double-down', e já se tornou habitual em Trump. Quando ele se encontra sob ataque por qualquer coisa que disse ou fez – neste caso, o processo de impeachment por ele ter tentado conseguir que o Presidente da Ucrânia investigasse um rival político, bem como a retirada das tropas americanas no norte da Síria, que reacendeu a guerra na zona – faz outra coisa que é igualmente escandalosa ou ainda mais, pelos padrões normais de comportamento dos responsáveis políticos.

A última decisão polémica de Trump é a de utilizar uma das suas propriedades na Flórida, o Trump National Doral Resort, perto de Miami, para acolher a cimeira do G7 em junho do próximo ano, quando for a vez de os EUA serem anfitriões. O chefe de gabinete do Presidente, Mick Mulvaney, confirmou que o evento acontecerá mesmo lá, garantindo que será "vastamente mais barato" do que em quaisquer outros locais".

Instado pela imprensa a tornar p��blicos os documentos que revelam o processo que levou à seleção de Doral, Mulvaney recusou. Confirmou apenas que tinha sido Trump a acrescentar o seu resort à lista de locais possíveis. Enunciou alegadas vantagens da escolha, incluindo a proximidade do aeroporto, e garantiu que o Presidente não ia lucrar nada.

O líder do comité judiciário da Câmara dos Representantes, Jerry Nadler, notou que a escolha implica despesas de governos estrangeiros e do próprio governo americano em benefício direto do titular da Presidência, o que viola cláusulas da Constituição, e anunciou a intenção de requerer a documentação relevante.

Entretanto, um antigo diretor do gabinete de ética da Casa Branca disse que havia um conflito de interesses, e que "se fosse qualquer empregado federal que não o Presidente dos Estados Unidos" seria claramente crime. "Ele está isento da lei criminal sobre conflitos de interesses, mas isso não foi concebido como um benefício de um alto cargo, e espera-se que ele atue como se estivesse coberto por essa lei".

Também houve comentadores televisivos que sugeriram que o comportamento aparentemente irracional de Trump poderá ser uma estratégia deliberada. Como se multiplicação de comportamentos reprováveis fosse uma forma de, na prática, atingir a impunidade. Cada vez que surge um novo, é só mais um...



NewsItem [
pubDate=2019-10-19 21:21:48.0
, url=https://expresso.pt/internacional/2019-10-19-Trump-decide-realizar-cimeira-do-G7-num-dos-seus-proprios-resorts-de-golfe
, host=expresso.pt
, wordCount=364
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_10_19_1596429300_trump-decide-realizar-cimeira-do-g7-num-dos-seus-proprios-resorts-de-golfe
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]