www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 20 set. 10:14

Alison Rose é a primeira mulher a liderar um grande banco britânico

Alison Rose é a primeira mulher a liderar um grande banco britânico

O Royal Bank of Sctoland (RBS) elegeu Alison Rose como a nova CEO do banco, passando a ser a primeira mulher a mandar num dos quatro maiores bancos do Reino Unido.

Alison Rose tornou-se a primeira mulher a liderar um dos maiores bancos do Reino Unido e sucede ao demissionário Ross McEwan, de 62 anos, numa altura em que o banco se tenta desamarrar do controlo do Estado.

"Rose traz uma extensa experiência e um caminho bem-sucedido dentro do banco, noutras funções", disse o Chairman do RBS, Howard Davies.

A nova CEO do banco, de 49 anos, começará as suas funções em novembro, anunciou o banco. Atualmente ainda é a líder do negócio do banco comercial que gera um terço das receitas totais do RBS.

Rose é uma das várias mulheres executivas em alguns dos lugares cimeiros nos serviços financeiros do Reino Unido. Algumas delas desempenham funções de liderança noutros bancos mais pequenos, como é o caso de Jayne-Anne Gadhia.

Esta é a segunda mulher em altos cargos no RBS, depois de em 2018, o banco ter nomeado Katie Murray para suceder a Ewen Stevenson como CFO (chief finacial officer).

O Governo britânico vendeu 7,7% do RBS e reduziu a sua participação para 62,4% do capital do banco, depois de ter assumido o controlo desta instituição após a crise financeira de 2008.

NewsItem [
pubDate=2019-09-20 11:14:48.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/alison-rose-e-a-primeira-mulher-a-liderar-um-grande-banco-britanico
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=186
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_09_20_1386545139_alison-rose-e-a-primeira-mulher-a-liderar-um-grande-banco-britanico
, topics=[rbs, reino unido, alison rose, escócia, banca & finanças, primeira mulher]
, sections=[economia]
, score=0.000000]