www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 19 set. 09:30

Notícias do País cor-de-rosa

Notícias do País cor-de-rosa

A utopia do País cor-de-rosa está a chegar. Será um sítio maravilhoso para se viver, tão bom que Rui Rio até vai ponderar aderir ao PS. O último debate mostrou que o presidente do PSD, mais do que primeiro-ministro, quer é ser número dois de António Costa - Opinião , Sábado.
OS PORTUGUESES ADORAM MAPAS COR-DE-ROSA. E não é de agora. Já nos idos de 1844, perante o apetite de outros países europeus por África, Portugal apresentou na Conferência de Berlim uma proposta para dividir os territórios africanos, invocando um direito histórico, sobretudo no que diz respeito a Angola e Moçambique. O desenho ficou conhecido como o mapa cor-de-rosa, o que viria a levar ao Ultimato britânico: ou os portugueses desistiam da ideia, ou haveria guerra.
Sem a ameaça de guerra por parte dos ingleses – entretidos num "sai a bem", "sai a mal" da União Europeia –, o mapa cor-de-rosa regressou: e nada como umas boas sondagens para qualquer gráfico pincelar o País de alto a baixo nessa tão sensível tonalidade.

A mensagem do atual mapa é clara: o PS vai ganhar as legislativas em todos os distritos. É isto que as empresas de sondagens preveem, baseadas numa exaustiva recolha de dados e posterior tratamento científico. capa Assine já a Sábado digital por 1 euro para ler este artigo no ePaper ou encontre-o nas bancas a 19 de setembro de 2019.
Se já é assinante, faça login e leia o artigo diretamente no ePaper da SÁBADO.
NewsItem [
pubDate=2019-09-19 10:30:00.0
, url=https://www.sabado.pt/opiniao/cronistas/carlos-rodrigues-lima/detalhe/noticias-do-pais-cor-de-rosa
, host=www.sabado.pt
, wordCount=192
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_09_19_2058443337_noticias-do-pais-cor-de-rosa
, topics=[opinião, carlos rodrigues lima]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]