rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 15 set. 01:00

Tunísia a votos em eleição presidencial de resultado incerto

Tunísia a votos em eleição presidencial de resultado incerto

A única democracia sobrevivente da Primavera Árabe escolhe um novo chefe de Estado de entre 26 candidatos. Há fortes possibilidades de uma segunda volta.

Os tunisinos vão às urnas este domingo para escolher um novo Presidente, numa eleição que é de resultado incerto.

No total há 26 candidatos ao cargo, que tem o controlo direto das políticas de defesa e dos negócios estrangeiros, com a restante governação a caber ao primeiro-ministro.

Embora não haja um claro candidato a vencer o escrutínio, as atenções estão focadas em Abdelfattah Mourou, o candidato do partido islamita Ennahda. Depois da experiência do Egito, em que o Presidente islamita Mohamed Morsi acabou por ser deposto num golpe militar, o Ennahda optou por esperar pela maturação do sistema democrático na Tunísia antes de propor o seu próprio candidato.

Uma eventual vitória de Mourou seria um marco muito importante para o percurso do Ennahda na Tunísia, que é o único país da Primavera Árabe que conseguiu manter-se democrático, mas onde dificuldades financeiras estão a levar a algum desânimo popular.

Outro candidato que está a centrar as atenções é Nabil Karoui, um empresário das comunicações que foi detido por suspeita de lavagem de dinheiro e fuga ao fisco. Karoui candidata-se da prisão e os seus apoiantes, que negam as acusações, dizem que tudo não passa de uma forma de o tentar silenciar.

Entre os restantes candidatos inclui-se ainda o atual primeiro-ministro Youssef Chahed e dois ex-primeiros-ministros, bem como um antigo ministro da Defesa.

O vencedor tem de conseguir obter pelo menos 50% dos votos, caso contrário os dois candidatos com mais votos avançam para uma segunda volta.

A eleição presidencial estava marcada para Novembro, mas teve de ser antecipada por causa da morte do anterior Presidente, Beji Caïd Essebsi, em julho, uma vez que a Constituição obriga a que a eleição decorra no espaço de 90 dias depois do falecimento de um Chefe de Estado.

No dia 6 de outubro, o mesmo que em Portugal, decorrem eleições legislativas.

NewsItem [
pubDate=2019-09-15 02:00:00.0
, url=https://rr.sapo.pt/2019/09/15/mundo/tunisia-a-votos-em-eleicao-presidencial-de-resultado-incerto/noticia/164606/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=298
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_09_15_921965700_tunisia-a-votos-em-eleicao-presidencial-de-resultado-incerto
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]