www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 14 set. 21:00

Movimentos contra exploração de lítio marcam protesto nacional

Movimentos contra exploração de lítio marcam protesto nacional

Movimentos do Norte e Centro do País descem a Lisboa para contestar a prospeção de lítio em Portugal

Os 16 movimentos que nasceram em zonas de prospeção de lítio manifestam-se no sábado, 21 de setembro, em Lisboa. A decisão foi tomada este sábado num fórum organizado pelo Movimento SOS Serra d’Arga, noticia o JN.

O encontro que juntou representantes de várias localidades do País onde existem reservas de lítio, alertou para a necessidade de esclarecer as populações relativamente às consequências que a exploração pode ter naquelas regiões, tendo os vários movimentos concordado que “chegou a hora de sair para a rua”.

Assim, a manifestação contra a febre da mineração em Portugal fica agendada para as 13h30 de 21 de setembro, no Rossio, em Lisboa. O lema é o mesmo de sempre: “Não às minas”.

Como o Dinheiro Vivo adiantou no final de agosto, o concurso para a prospeção de lítio em Portugal “será lançado garantidamente em 2019”. A garantia foi dada pelo ministério do Ambiente que tutela a pasta.

Montalegre, Boticas ou Serra D’Arga são zonas marcadas como possíveis locais de prospeção e onde a contestação dura há meses. Este sábado, o Movimento SOS Serra D’Arga acentuou que os pedidos de prospeção já abrangem 20% do território nacional.

NewsItem [
pubDate=2019-09-14 22:00:08.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/economia/movimentos-contra-exploracao-de-litio-marcam-protesto-nacional/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=187
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_09_14_2088937591_movimentos-contra-exploracao-de-litio-marcam-protesto-nacional
, topics=[ambiente, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]