www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 20 ago. 14:03

Maior accionista da Oi pede demissão do atual CEO. Quer nova reestruturação

Maior accionista da Oi pede demissão do atual CEO. Quer nova reestruturação

A GoldenTree Asset Management, maior acionista da brasileira Oi com uma participação de 14,57%, pediu a demissão do CEO da empresa e mostrou preocupação quanto à atual situação financeira da Oi.
O lugar do presidente executivo da Oi, Eurico Teles, foi posto em causa pelo seu maior acionista, que pediu a sua substituição depois da divulgação dos resultados referentes ao segundo trimestre deste ano, segundo o jornal O Estado de São Paulo. A gestora de investimentos GoldenTree Asset Management, sediada em Nova Iorque, pretende uma nova reestruturação operacional para fazer face aos números desanimadores.

Numa carta enviada à administração da Oi a 16 de agosto, a GoldenTree disse que "o conselho deve nomear um CEO que possa implementar a reestruturação operacional e procurar as oportunidades de valor agregado descritas pela empresa no seu recém lançado plano estratégico".

No segundo trimestre de 2019, a Oi, detida em 5,51% pela Pharol, anunciou um aumento homólogo de 24% nos prejuízos para 1,6 mil milhões de reais (aproximadamente 350 milhões de euros). Tal cenário desagradou ao maior acionista da telecom brasileira que disse temer que o futuro da empresa esteja ameaçado pelas más decisões do atual CEO.

"Acreditamos que esses problemas sérios podem ser resolvidos, mas isso exigirá que a direção aja imediatamente antes que o estrago na Oi se torne irreversível", acrescentou a gestora de investimentos, na carta enviada. 

A GoldenTree disse ainda estar preocupada com a capacidade da atual administração em vender ativos não fundamentais, como é o caso da sua participação de 25% na operadora angolana Unitel. 

NewsItem [
pubDate=2019-08-20 15:03:33.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/telecomunicacoes/detalhe/maior-accionista-da-oi-pede-demissao-do-atual-ceo-quer-nova-reestruturacao
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=221
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_08_20_1722593296_maior-accionista-da-oi-pede-demissao-do-atual-ceo-quer-nova-reestruturacao
, topics=[telecomunicações, goldentree asset management, brasil, oi, ceo]
, sections=[economia]
, score=0.000000]