expresso.ptexpresso.pt - 20 ago. 11:14

Roubo de 40 quilos de areia na Sardenha dá prisão a casal de franceses

Roubo de 40 quilos de areia na Sardenha dá prisão a casal de franceses

Internacional

Um casal de turistas franceses que tentava passar via ferry do Porto Torres (sul da Sardenha) de volta a França, Toulon, no final das suas férias foi detido pela Guarda da Finança por transportar 40 quilos de areia branca no porta-bagagens do SUV.

Os turistas justificaram as 14 garrafas cheias de areia retirada da praia de Chia como "recordação das férias" e alegaram não ter conhecimento de estarem a cometer uma ilegalidade. Agora, arriscam-se a cumprir entre um e seis anos de prisão, uma pena agravada pelo facto de estarem a furtas bens destinados ao usufruto público.

Estes cidadãos franceses são os autores do último de muitos furtos que levam da Sardenha toneladas de areia branca, conchas e moluscos protegidos como o "Pinne Nobilis", segundo o diário italiano "Corriere della Sera".

Roubado e revendido no Ebay

Este roubo sistemático é praticado sobretudo por turistas, que chegam na sua maioria da Alemanha e da Escandinávia, provoca a indignaçãos das populações locais que tentam denunciá-lo e obrigar as autoridades a reagir.

Em 2017, uma lei passou a prever o pagamento de multas que podem ascender a €3000, mas não é suficiente para parar a erosão da costa, para a qual também contribuem fortemente as alterações climáticas.

O comércio ilegal destas matérias está estampado em sites como o Ebay, onde os produtos são postos a leilão e alcançam preços altos, o que prenuncia o aumento da procura desta prática que conta com longos anos.

Vários grupos de ativistas ambientais como os Guardas da Sardenha são responsáveis pela recolha de provas, que põem à disposição das autoridades para que atuem em conformidade.

NewsItem [
pubDate=2019-08-20 12:14:09.0
, url=https://expresso.pt/internacional/2019-08-20-Roubo-de-40-quilos-de-areia-na-Sardenha-da-prisao-a-casal-de-franceses
, host=expresso.pt
, wordCount=262
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_08_20_1225968747_roubo-de-40-quilos-de-areia-na-sardenha-da-prisao-a-casal-de-franceses
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]