ionline.sapo.ptJosé Cabrita Saraiva - 23 jul. 09:10

Não é com multas que se acaba com os fogos

Não é com multas que se acaba com os fogos

Se o próprio Estado não cuida do que é seu e não consegue proteger o que é de todos, como pode ter o descaramento de penalizar os cidadãos pela forma como gerem as suas propriedades?

Um destes dias, enquanto lia um clássico americano do séc. xx, deparei-me com esta passagem: “O dinheiro tem uma característica peculiar. Em grandes quantidades, tende a adquirir uma vida própria, até uma consciência própria. O poder do dinheiro torna-se muito difícil de controlar”. Quem o diz é um milionário, por isso deve saber do que fala. Recordei-me dessas palavras ao ver as imagens dos incêndios florestais que têm passado na televisão: quando adquire grandes dimensões, o fogo adquire uma vida própria e torna-se impossível de controlar. Por mais bombeiros que acorram, por mais água que os aviões despejem em cima das chamas, ele só para quando tiver de parar.

A única solução, por isso, parece ser deter as ignições quando ainda estão no início (com uma vigilância apertada, bem entendido) - ou até evitar que comecem.

Como consegui-lo? Não é certamente passando multas a quem não limpa os seus terrenos.

As pessoas não devem cuidar dos terrenos e limpá-los por medo de uma multa - devem fazê-lo porque isso lhes traz vantagem. Porque lhes dá rendimento. É vital criar condições para que isso aconteça, porque se as terras só derem despesa a tendência será para ficar tudo cada vez mais ao abandono.

Enquanto o ordenamento do território estiver ao deus-dará, enquanto os recursos florestais não começarem a ser explorados com um mínimo de eficiência e racionalidade, vamos seguramente continuar em guerra contra os fogos verão após verão. É certo que pôr ordem no país, de norte a sul, constitui uma empresa gigantesca. Mas se fizermos as contas aos recursos que são consumidos nesta guerra chegaremos à conclusão de que o esforço vale a pena. É incompreensível que os governantes não tenham ainda dado o primeiro passo.

NewsItem [
pubDate=2019-07-23 10:10:37.0
, url=http://ionline.sapo.pt/665846?source=social
, host=ionline.sapo.pt
, wordCount=282
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_23_2143877949_nao-e-com-multas-que-se-acaba-com-os-fogos
, topics=[multas, opinião, fogos, governo, portugal, incêndios]
, sections=[opiniao, sociedade]
, score=0.000000]